Home Portal Notícias Inflação cai para 0,46% e fica dentro da meta; petistas citam acerto de políticas

Inflação cai para 0,46% e fica dentro da meta; petistas citam acerto de políticas

4 min read
0

bittarvicentinho-D1

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (22) a inflação relativa ao mês de maio. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,46% e abaixo da variação de 0,51% apurada em abril.

Se os remédios pesaram mais na inflação de maio, o grupo alimentação e bebidas teve um efeito positivo. Em abril, a variação ficou em 1% e caiu para 0,47% em maio, reduzindo o impacto sobre o IPCA de 0,24 ponto percentual para 0,12 ponto percentual. O grupo Habitação apresentou uma variação de 0,68% em abril e subiu para 0,72% em maio, com impacto idêntico sobre a inflação de 0,10 ponto percentual nos dois meses.  

É importante destacar nesse resultado o forte recuo nos preços dos alimentos, cujo peso no gasto das famílias é expressivo. Os preços do açúcar refinado caíram 6,46%; do açúcar cristal 2,37%, do óleo de soja 2,23%, do café 1,92%, do arroz 1,78%, do frango 1,72% e carnes 0,75%. Os preços do tomate, que foi o vilão da inflação entre março e abril, caíram em maio 12,42%. Entre alimentos que tiveram elevação de preços estão o feijão carioca, com alta de 10,13%, cebola, 5,63%; batata-inglesa, 5,45%, leite em pó, 3,32%, leite longa vida, 3,14%, frutas 2,33% e pão francês, 1,5%.

O deputado Jorge Bittar (PT-RJ) avalia que esse resultado se deve às medidas adotadas pelo governo, incluindo a desoneração da cesta básica, que começam a surtir efeito. “Isso demonstra que a política econômica da presidenta Dilma está absolutamente correta”, afirmou. Bittar também elogiou a ação do Banco Central que, segundo ele, “está sempre vigilante e sinalizou com firmeza no combate a inflação”, disse.

Para Jorge Bittar, o resultado divulgado pelo IBGE também serve para “calar aqueles que na oposição dizem que a inflação está descontrolada”. “Vemos que é apenas retórica vazia de um oposicionismo que não tem proposta para nosso país”, completou o deputado.

O deputado Vicentinho (PT-SP) reforçou o argumento: “O resultado divulgado é muito tranquilizador porque muitos pessimistas, inclusive gente da mídia, parece que apostam na alta da inflação e insistem em transmitir insegurança ao mercado, à sociedade e ao nosso povo”.

Na Comissão Mista de Orçamento (CMO), o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, lembrou que o efeito sazonal, ou seja, a pressão pontual sobre os preços dos alimentos, tem sido acompanhada atentamente pela autoridade monetária e sempre com um olhar no longo prazo.

Jonas Tolocka com informações do PT no Senado

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Câmara aprova urgência para projeto sobre crimes contra o Estado e para cartão online de vacinação

A Câmara aprovou nesta terça-feira (20), por 386 votos a 57, o requerimento de urgência pa…