Home Portal Notícias Centrais e governo definem espaço permanente de negociação; Berzoini elogia

Centrais e governo definem espaço permanente de negociação; Berzoini elogia

3 min read
0

berzo2

O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), ex-ministro do Trabalho e Emprego no governo Lula, comemorou o resultado da reunião entre o governo e as centrais sindicais que aconteceu na terça-feira (14) e definiu pela formação de uma mesa permanente de negociação entre o governo federal e as centrais para debater e definir propostas de interesse dos trabalhadores. Para Berzoini, a formalização desse espaço permanente acaba com a impressão de ausência de diálogo.

“Havia um sentimento por parte de trabalhadores de afastamento entre o governo e o movimento sindical. A retomada formal do diálogo, a atenção com os trabalhadores, vão possibilitar que assuntos polêmicos sejam equacionados a partir dessa interlocução”, destacou o parlamentar.

A regulamentação da PEC das Domésticas, o fortalecimento do Sistema Nacional de Intermediação de Mão de Obra (Sine) e a regulamentação da terceirização são os primeiros pontos a serem negociados entre as centrais e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no próximo dia 11 de junho. O calendário foi definido durante reunião com a presença dos ministros Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Manoel Dias, do MTE.

Legislativo – O presidente da CUT, Vagner Freitas disse que, além de negociar com o governo, as centrais precisam pressionar o Congresso Nacional a aprovar o que for negociado e acordado na Mesa Permanente. “ Vivemos um momento propício para negociação porque temos um governo democrático e um movimento sindical preparado”, disse Vagner.

Pauta – Entre outros pontos que serão debatidos com o governo estão as propostas que tratam da rotatividade; informalidade; participação das centrais sindicais nos Conselhos do Pronatec e Pronacampo e, a regulamentação do direito de negociação do serviço público (Convenção 151 da OIT).

Benildes Rodrigues com informação da CUT Nacional

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas criticam proposta de privatização dos serviços de água e saneamento no País

Parlamentares petistas envolvidos no debate do projeto de lei que trata do novo Marco Regu…