Home Portal Notícias Padre João denuncia uso de agrotóxicos condenados em lavouras e pede mobilização

Padre João denuncia uso de agrotóxicos condenados em lavouras e pede mobilização

5 min read
0

padrejoaoCinquenta crianças e oito adultos foram intoxicados após a pulverização aérea de veneno, feita por um avião agrícola sobre uma escola pública localizada no Assentamento Pontal dos Buritis, às margens da GO-174, em Rio Verde, Goiás. A denúncia foi feita em plenário pelo deputado Padre João (PT-MG).

A ocorrência se deu em abril e as pessoas foram encaminhadas para atendimento hospitalar com sintomas de vômito, tonturas, fortes dores de cabeça, formigamento nos braços e falta de ar. O plano de voo indicou que o avião sobrevoou a somente 15 metros de distância da escola. No momento, 122 crianças estudavam nas salas de aula.

O piloto do avião, o proprietário da empresa à qual pertence a aeronave, a Aerotex, e o responsável técnico pela pulverização foram presos e liberados após pagamento de fiança, por determinação da Justiça.

Segundo informações da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, informou o deputado, a aeronave estava pulverizando lavouras com um inseticida chamado Engeo Pleno. Esse inseticida é comercializado pela empresa transnacional Syngenta e é constituído por uma mistura dos princípios ativos lambda-cialortrina e tiametoxam. O tiametoxam é um dos princípios para os quais o IBAMA havia, no ano passado, feito a proibição da aplicação aérea devido à morte de abelhas. Porém, este instituto e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento voltaram atrás nessa decisão. O princípio ativo está sendo proibido na Europa devido à associação com o colapso das colmeias.

“O uso de agrotóxicos é um mal que temos combatido e a pulverização aérea é um absurdo que deve ser imediatamente proibido”, disse o deputado. Padre João foi relator da  Subcomissão Especial sobre o Uso dos Agrotóxicos e suas Consequências na Saúde e defende  “a permanente mobilização das comunidades e entidades para avançar em novas propostas e políticas públicas que garantam o desenvolvimento sustentável, levando saúde e vida para as pessoas e para o planeta”.

 Equipe PT na Cãmara

Ouça o Deputado Padre João na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Câmara aprova R$ 1,9 bi para produção de vacina contra Covid-19; PT defende imunização geral da população

Com o voto favorável da Bancada do PT, a Câmara aprovou nesta quarta-feira (2) a medida pr…