Home Portal Notícias Políticas públicas e o cuidado com as pessoas são o maior legado desses 10 anos de governo do PT

Políticas públicas e o cuidado com as pessoas são o maior legado desses 10 anos de governo do PT

5 min read
0
sibamachado
Foto: Gustavo Bezerra
 
O deputado Sibá Machado (PT-AC) usou a tribuna da Câmara esta semana para lembrar nascimento do Partido dos Trabalhadores e reverenciar as conquistas do povo brasileiro a partir dos governos petistas à frente do Executivo Federal.  De acordo com Sibá, o País vive um momento impar, diferente daquele que foi herdado no primeiro governo do ex-presidente Lula.  
 
“Vivemos hoje em um País modernizado, de classe média, em vez daquele País de pessoas extremamente pobres. Temos um Brasil de quase pleno emprego, soberano e respeitado, em vez de subalterno e periférico. Temos um País com universidades abertas aos pobres, aos negros e aos indígenas, em vez de um país das elites brancas”, orgulhou-se Sibá Machado.
 
O parlamentar lembrou que o modo petista de enxergar o País trouxe muitos benefícios à classe trabalhadora, entre elas, ele ressaltou o aumento do poder de compra do trabalhador, com a política de valorização do salário mínimo. Segundo ele, o mínimo teve aumento real de 72%, de 2003 a 2013. 
 
De acordo com o petista, o sonho acalantado pelos brasileiros e prometido pelo governo do PSDB (1999-2002) de um salário mínimo de 100 dólares não passou de “promessa e ilusão”.  Esse sonho só foi realizado, explicou o deputado, com o governo do PT que superou essa meta, oferecendo, atualmente, 340 dólares – o triplo do desejo manifestado pela população à época da administração tucana. 
 
“Enquanto 26 milhões de brasileiros deixaram as classes D e E, a classe C aumentou em 35 milhões e as classes A e B, em 8 milhões de brasileiros. A perspectiva é de que a classe C incorporará mais 15 milhões de pessoas até 2014, atingindo aí 59% da população, de acordo com as projeções do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)”, constatou.
 
Além disso, o parlamentar apontou os avanços na área da educação com a valorização da educação infantil, fundamental e médio; ensino profissional e tecnológico e, no ensino superior.   Já em relação à saúde, o deputado destacou as ações implementadas com vista ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e na busca pela qualidade dos serviços de saúde prestados.
 
Para Sibá Machado o sucesso dos governos do PT foi demonstrado através das pesquisas. O parlamentar revela que o governo Lula, ao deixar o governo em 2010, saiu com 83% de aprovação, segundo o Instituto Datafolha. Em recente pesquisa da CNI/Ibope, destaca o petista, a presidenta Dilma Rousseff chegou ao final do segundo ano de governo com uma taxa de aprovação de 78%.
 
“Por trás desses números, há gente em todos os rincões do País se beneficiando das políticas públicas dos governos Lula e Dilma. É o cuidado com as pessoas, especialmente com os mais pobres, o maior patrimônio desses 10 anos em que o PT e os partidos aliados governam o Brasil. É esse o legado que vamos deixar para a história”, disse.
 
Benildes Rodrigues
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas questionam no Ministério Público transferência do acervo da Fundação Palmares para prédio com avarias

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara entraram com ações na Procuradoria-Geral da Repúb…