Home Portal Notícias Senado aprova parcelamento de dívidas com previdência

Senado aprova parcelamento de dívidas com previdência

3 min read
0

Na última quinta-feira (18) foi aprovado pelo plenário do senado o Projeto de Lei de Conversão (PLV 4/2013), originado da Medida Provisória 589/12 que estabelece novos critérios e parcelamento das dívidas de estados e municípios e de suas autarquias e fundações com a Previdência. A matéria já havia sido aprovada na Câmara e segue agora para sanção presidencial.

O objetivo do governo federal ao editar a MP foi sanar as dificuldades enfrentadas pelos entes federados que, em débito com a União, ficam impedidos, por lei, de receber as transferências do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM), assim como de celebrar contratos e convênios e receber empréstimos.
O PLV aprovado também estabelece regras a serem cumpridas pelos beneficiários do parcelamento, cujo descumprimento resultará em rescisão do acordo. Uma alteração importante em relação ao texto original da MP 589/12 foi a inclusão das dívidas com o Programa de formação do Patrimônio do servidor Público (PASEP) entre as que poderão ser parceladas.
O presidente da comissão mista que analisou a MP 589/12, deputado Márcio Macêdo (PT-SE), considerou a aprovação pelo senado como “da mais alta importância”. O deputado analisou que a medida recupera a capacidade de investimento dos entes federativos “a partir do momento de adesão ao parcelamento o município já passa a ter acesso a certidão positiva e com isso acesso aos financiamentos públicos”, explicou Marcio Macêdo.

Jonas Tolocka com PT no Senado

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Alexandre Padilha diz que apesar de desmonte do governo Bolsonaro, Brasil está preparado para enfrentar coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) elevou, na tarde de ontem (27), o nível de risco mund…