Home Portal Notícias Petistas elogiam mobilização da juventude em prol de agenda positiva

Petistas elogiam mobilização da juventude em prol de agenda positiva

5 min read
0

jornadadelutas

Foto: Gustavo Bezerra

Deputados petistas elogiaram a pauta – “do presente e do futuro” – de reivindicações da Jornada de Lutas da Juventude Brasileira, que teve início no dia 25 de março e será encerrada no dia 11 de abril. Nesta terça-feira (2), as entidades organizadoras da Jornada promoveram um ato público no Congresso Nacional.

Para o deputado Paulão (PT-AL), a mobilização da juventude é fundamental para que as políticas públicas destinadas a este segmento se concretizadas. “Infelizmente, as políticas para a juventude ainda estão mais presentes no discurso do que na prática. Por isso a Jornada tem um papel muito importante, que é o de cobrar a implementação das ações voltadas à juventude”, avalia Paulão.

O parlamentar alagoano também elogiou a pauta de proposições da Jornada. “Quando os jovens defendem os 10% do PIB para a educação, o fortalecimento do SUS, o maior investimento em ciência e tecnologia, a importância dos direitos humanos, eles estão demonstrando que possuem uma visão do presente e do futuro, o que é algo muito positivo”, disse Paulão.

Já o deputado Nilmário Miranda (PT-MG) chamou a atenção para a violência da qual são vítimas os jovens. “A juventude brasileira tem sofrido uma violência extraordinária. O número de jovens assassinados nas periferias é maior do que o número de mortes na guerra do Afeganistão ou do Iraque. As maiores vítimas são os jovens negros e pardos, os jovens pobres, as mulheres jovens, a juventude gay, que é vítima de preconceito e violência, os moradores de rua, quilombolas e camponeses. Nós precisamos discutir as soluções para acabar com isso”, afirmou Miranda.

“Além dessa questão da violência, entretanto, precisamos valorizar a agenda positiva da juventude, nas pautas da educação, do lazer, da formação profissional, do trabalho e de tantas outras que precisam ser abrigadas em um grande ‘pacto nacional’ que servirá, também, para combater a violência sofrida pelos jovens”, acrescentou Nilmário Miranda.

O secretário nacional de Juventude do PT, Jefferson Lima, destacou a unificação das pautas de dezenas de organizações, movimentos sociais, partidos, movimentos de mulheres, comunidade LGBT, entre outros setores da juventude. “Esse é um momento único na história da juventude brasileira, já que conseguimos unificar as pautas e estamos lutando juntos pela reforma política, pela democratização dos meios de comunicação, pelo fim do extermínio da juventude negra, pela destinação de 100% dos royalties do pré-sal para a educação e pela aprovação do Estatuto de Juventude, que nos garantirá mais avanços e conquistas, entre outras bandeiras importantes”, disse Lima, que ressaltou que a Jornada acontece em todos os estados brasileiros.

Rogério Tomaz Jr.

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Bohn Gass: privatização de Eletrobras é crime de lesa-pátria e ameaça à segurança energética do Brasil

O líder do PT na Câmara, Elvino Bohn Gass (RS), qualificou hoje o capitão-presidente Jair …