Home Portal Notícias Bancada feminina se mobiliza pra troca de comando

Bancada feminina se mobiliza pra troca de comando

4 min read
0

A bancada feminina da Câmara escolhe a nova coordenadora e vice- coordenadora do colegiado no dia 27 de fevereiro. A informação é da deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) que ocupa o posto desde junho de 2010 e não vai concorrer à reeleição.  Segundo Janete, “cada partido deverá escolher a sua representante para o colegiado da bancada”. As inscrições das candidaturas devem ser feitas em seu gabinete no período de 20 a 25 de fevereiro.
“No dia 27 consolidaremos o processo de eleição da bancada feminina da Câmara. Será  das 15h às 19h,  em local a ser definido”, explicou Pietá.
Janete Pietá informou ainda que na próxima quarta-feira (20), a bancada feminina terá uma audiência com o presidente da Câmara,  Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). “Queremos levar ao presidente da Casa os projetos que são prioritários para a bancada feminina em 2013”. A reforma política, segundo a deputada, é  a principal “bandeira” da bancada feminina e do PT. “Trabalhamos para garantir a paridade entre homens e mulheres e o financiamento público de campanha, já que a reforma política é a mãe de todas as reformas”, disse Janete Pietá.
Além da reforma política, ainda sem consenso na Câmara, Janete defende a aprovação imediata do projeto de lei (PL 6653/09) que estabelece a igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho urbano e rural e as propostas de emenda à Constituição 30/07 e 590/06. “A primeira proposta amplia para 180 dias a licença à gestante. A segunda garante a representação proporcional de cada sexo na composição das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado e de cada Comissão, assegurando, ao menos, uma vaga para cada sexo”, explicou a coordenadora.
Representantes- Com a posse recente das deputadas petistas Iara Bernardi (SP) e Margarida Salomão (MG), o Partido dos Trabalhadores passou  a ter 20% de representatividade na bancada feminina da Câmara, composta de 45 deputadas. Integram ainda a bancada, pelo PT, as deputadas Benedita da Silva (RJ); Iriny Lopes (ES); Dalva Figueiredo (AP); Erika Kokay (DF); Luci Choinacki (SC); Marina Sant’Anna (GO) e Fátima Bezerra (RN) .

Ivana Figueiredo

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Deputados denunciam enriquecimento dos mais ricos e defendem manutenção do auxílio emergencial de R$ 600

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) destacou na sessão virtual desta terça-feira (22) o ra…