Home Portal Notícias Brasil e Líbano definem parcerias em desenvolvimento social

Brasil e Líbano definem parcerias em desenvolvimento social

3 min read
0

Os governos do Brasil e do Líbano assinaram nesta quinta-feira (22) documento que prevê cooperação entre os dois países no setor de desenvolvimento social e combate à fome. O objetivo do memorando de entendimento é promover ações de assistência técnica, capacitação, gerenciamento de dados e troca de conhecimento e experiência.

Os dois países vão elaborar, a partir de agora, um projeto de cooperação que abrangerá iniciativas nas áreas de redução da pobreza, políticas e estratégias de desenvolvimento social, proteção e inclusão social, direitos de comunidades vulneráveis, monitoramento de serviços e planejamento descentralizado. Também estão previstas visitas técnicas e seminários. A proposta começou a ser gestada em março na II Reunião de Ministros de Assuntos Sociais e Desenvolvimento da Cúpula América do Sul e Países Árabes (Aspa), em Brasília.

Durante sua presença no Brasil, o ministro libanês de Assuntos Sociais, Selim El Sayegh, visitou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Algumas das formas de trabalho dessa unidade foram adotadas no Líbano, onde já funcionam cerca de 170 espaços que prestam serviços socioassistenciais. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, definiu que uma missão brasileira irá a Beirute para analisar as ações do governo libanês na área social.

Os dois países assinaram ainda um acordo na área de esportes. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Líbano deve ser a porta de entrada dos investimentos brasileiros no mundo árabe. Ele informou que o Brasil triplicou seu comércio com aquele país. Também participaram do evento os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores) e Miguel Jorge (Desenvolvimento Econômico), além do presidente do Líbano, Michel Suleiman.

Assessoria do MDS

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

PT e PSOL cobram do governo Bolsonaro explicações sobre ‘boquinha’ para irmãos Weintraub na OEA e no Banco Mundial

O deputado Rogério Correia (PT-MG) e a deputada Áurea Carolina (PSOL-MG) protocolaram hoje…