Home Portal Notícias Vander defende medidas de apoio a haitianos no Brasil

Vander defende medidas de apoio a haitianos no Brasil

2 min read
0

Refugiados, e não criminosos, com direito a acolhida, abrigo e tudo que constar das necessidades básicas de apoio humanitário. É assim que o deputado Vander Loubet (PT-MS) defende o tratamento aos haitianos que, sem outras opções, viram-se obrigados a deixar seu país após os violentos tremores de terra que destruíram diversas cidades no Haiti.

Vander defende o pedido feito ao governo brasileiro pelo Conselho Nacional de Refugiados para acolher 16 haitianos que entraram ilegalmente no Brasil, pelo Mato Grosso do Sul, e considerou precipitada a primeira reação das autoridades, de deportar o grupo.

“Não é uma guerra, não é uma situação política ou ideológica, não estamos entrando num litígio diplomático. É uma circunstância concretamente singular, envolvendo pessoas que, hoje, não conseguiriam continuar vivendo normalmente em seu país depois de perder famílias, amigos, imóveis e até esperanças”, comentou Vander.

A deportação foi suspensa pelo governo, que acatou o pedido para considerar os haitianos como refugiados. No entanto, esse reconhecimento ainda não é suficiente, segundo Vander, que vai solicitar do governo brasileiro medidas de apoio integral aos estrangeiros. Vander informa que seu pedido de apoio aos refugiados será encaminhado ao Gabinete Civil da Presidência da República e aos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores.

Assessoria Parlamentar

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Petistas representam contra presidente da Fundação Palmares por ofensas ao movimento negro e às religiões de matriz africana

O líder do PT na Câmara, Enio Verri (PR), as deputadas Benedita da Silva (PT-RJ) e Erika K…