Home Portal Notícias Luiz Alberto elogia debate no STF sobre política de cotas

Luiz Alberto elogia debate no STF sobre política de cotas

2 min read
0

10-11-luiz alberto-D2O deputado Luiz Alberto (PT-BA) elogiou hoje, em pronunciamento no plenário, a audiência pública que acontece no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre políticas de ação afirmativa para reserva de vagas no ensino superior. Até a próxima sexta-feira (5), especialistas de diversas entidades da sociedade civil e representantes dos Três Poderes debaterão a utilização de critérios raciais para a reserva de vagas nas universidades públicas – as chamadas cotas. “Esse debate é muito importante para garantir o princípio constitucional de direitos iguais, que deve ser exercido por todos os cidadãos”, disse.

A partir dessa audiência pública, acrescentou o parlamentar, os ministros do STF “terão à sua disposição diversos argumentos produzidos pela sociedade brasileira para tomar decisão muito importante e significativa para a democracia do nosso país”, disse o deputado Luiz Alberto.

A audiência pública foi convocada pelo ministro do STF, Ricardo Lewandowski, relator de dois processos que serão julgados pelo Plenário da Corte. O primeiro é a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) ajuizada pelo Partido Democratas contra o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Brasília (UnB) questionando atos administrativos utilizados como critérios raciais para a admissão de alunos pelo sistema de reserva de vagas na UnB. O outro é o recurso interposto por um estudante que se sentiu prejudicado pelo sistema de cotas adotado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Gizele Benitz

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Boletim 576 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Boletim 576 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia Direto de Curitiba – 19/9/2…