Home Portal Notícias Crescimento do emprego na indústria em dezembro foi o maior desde 2003

Crescimento do emprego na indústria em dezembro foi o maior desde 2003

3 min read
0

guimaraes_dest2O emprego na indústria cresceu 1,7% em dezembro do ano passado, comparado a novembro. Foi a maior taxa de expansão mensal desde o início da série histórica, em 2003.

Os dados constam dos Indicadores Industriais de dezembro, divulgados nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para a entidade, a atividade industrial continua em processo de reaquecimento. No mês de dezembro, o faturamento real do setor cresceu 3,5% em relação a novembro, o que representou 0,2% a mais do que o nível atingido antes da crise financeira internacional, que chegou ao país no final de 2008.

Com exceção das horas trabalhadas, que registrou uma leve baixa de 0,4% depois de três meses seguidos de expansão, todos os demais indicadores mantiveram crescimento. A indústria operou, em média, com 81,7% da capacidade instalada, o que representa aumento de 0,4 ponto percentual na comparação com novembro de 2009.

Segundo a CNI, o uso da capacidade instalada não superou ainda os níveis pré-crise, apesar de estar crescendo gradualmente. Na média de 2009, houve baixa de 2,8 ponto percentual, na comparação com 2008.

O deputado José Guimarães (PT-CE), integrante da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara, destacou as “medidas corajosas” do governo Lula para combater os efeitos da crise. “A tese de que a crise não passava de uma ‘marolinha’ se confirmou. O Brasil foi o último a entrar e o último a sair porque tomou medidas corajosas.

Enquanto os países ricos pediam a população para não consumir, nosso governo deu a seguinte orientação: ‘vamos consumir'”, disse.

Segundo Guimarães, todos os ramos da economia estão crescendo com sustentabilidade. “Hoje temos crescimento e distribuição de renda. Antes do governo Lula, era muito difícil conciliar esse binômio. O ambiente econômico no Brasil é o melhor possível. Não é, como a oposição diz, apenas uma questão de sorte. Foram medidas corajosas que deram esse resultado”, afirmou.

Equipe Informes, com Agência Brasil

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Editorial do Jornal Nacional contra Bolsonaro está atrasado em algumas décadas, critica Alencar Santana

A edição do último sábado (8) do Jornal Nacional incluiu um duro editorial que condena a p…