Home Portal Notícias Reforma tributária deve entrar na pauta da Câmara

Reforma tributária deve entrar na pauta da Câmara

3 min read
0

vignati_D-2A proposta de emenda à Constituição que trata da reforma tributária deve ser votada na Câmara na próxima semana. Considerada uma das principais prioridades do governo Lula, a reforma tem o objetivo de racionalizar o sistema tributário brasileiro e ampliar o potencial de crescimento do País.

O presidente da comissão de Finanças, deputado Vignatti (PT-SC), lembrou que chegou a ser fechado um acordo no final do ano passado para votar a reforma, mas não foi cumprido pelos parlamentares dos partidos da oposição. “Vamos forçar a votação porque não podemos ficar com a responsabilidade de que não fizemos a reforma tributária”, alertou Vignatti

A proposta de emenda à Constituição 31/07 que trata da reforma é do deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) e tramita apensada a outros projetos. O texto já aprovado pela comissão especial presidida pelo deputado Antonio Palocci (PT-SP) prevê a criação do Imposto sobre Valor Adicionado Federal, a unificação das 27 leis estaduais sobre o ICMS em uma única legislação e a desoneração de alimentos, produtos de higiene, limpeza e de consumo popular, entre outros pontos.

Pauta trancada – Antes de votar a reforma tributária, os deputados deverão apreciar duas Medidas Provisórias e um projeto de lei com urgência constitucional que trancam a pauta. O primeiro item trata das mudanças feitas pelo Senado ao texto da Medida Provisória 462/09 que aumenta em R$ 1 bilhão os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para amenizar a queda das receitas das prefeituras devido à crise financeira.

A outra MP é a 467/09 que autoriza a prorrogação de contratos de trabalho por tempo determinado, vinculados a projetos de cooperação técnica firmados com organismos internacionais pelos ministérios da Educação, da Ciência e Tecnologia e do Meio Ambiente; e também pelo Hospital das Forças Armadas. Também tranca a pauta o projeto de lei 5665/09, do Executivo, que cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária.

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Deputados criticam revisão de formulário autodeclatório para agricultor familiar

Deputados e representantes do setor questionam o excesso de informações exigidas e critica…