Home Portal Notícias Comissão aprova mulheres nos comandos da Câmara e Senado

Comissão aprova mulheres nos comandos da Câmara e Senado

2 min read
0

simbolo_mulherFoi aprovada por unanimidade nesta quinta-feira (17) a proposta de emenda à Constituição 590/09 que garante a representação proporcional por gênero na composição das Mesas Diretora da Câmara e do Senado. A matéria foi votada na comissão especial e segue agora para apreciação do Plenário da Câmara.

O substitutivo, de autoria da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), também assegura a participação das mulheres em todas as comissões temáticas, permanentes ou provisórias, das duas Casas.

Presidente da comissão especial, a deputada Emilia Fernandes (PT-RS) disse que a aprovação do substitutivo representa uma grande vitória na luta de gêneros do Congresso. O desafio agora, segundo a parlamentar, é fazer com que a matéria seja apreciada e aprovada ainda este ano pelos plenários da Câmara e Senado. “Houve um grande esforço para que esta proposta recebesse um parecer de uma comissão especial. O nosso desafio agora é fazer uma grande mobilização, envolvendo a entidades representativas e a sociedade de maneira geral, para que a matéria seja apreciada logo”, ressaltou.

A deputada Janete Rocha Peita (PT-SP) classificou a aprovação da proposta como um “marco histórico para as mulheres”. A petista lembrou que apesar dos inúmeros avanços das mulheres nos últimos anos, a representação nos espaços de poder ainda estão muito aquem do desejado.

Equipe Informes

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Parlamentares e ambientalistas realizam ato na Câmara em apoio a Greve Global pelo Clima

Deputados da Frente Parlamentar Ambientalista, entre eles vários do PT e de outros partido…