Home Portal Notícias Bovespa tem a 4ª melhor recuperação do G-20 desde a crise

Bovespa tem a 4ª melhor recuperação do G-20 desde a crise

6 min read
0

fernando ferroA Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) teve o quarto melhor desempenho entre os países do G-20 desde o início da crise financeira internacional. O G-20 é o grupo que reúne os sete países mais industrializados do mundo (G7), 12 emergentes e mais a União Europeia.

O levantamento foi feito pelo UOL a partir de banco de dados da agência de notícias Reuters. Na última sexta-feira, o índice de referência da bolsa brasileira estava 8,4% acima do patamar verificado em 12 de setembro do ano passado, último dia útil antes da quebra do banco norte-americano Lehman Brothers, anunciada no dia 15 de setembro de 2008, fato considerado o estopim da crise econômica global.

Segundo o deputado Fernando Ferro (PT-PE), o levantamento tem impactos econômicos e políticos. “Quando o presidente Lula afirmou que o País tinha melhores condições de sobreviver à crise, muitos ironizaram. O fato é que o Brasil entrou por último na crise e saiu primeiro”, relembrou Ferro ressaltou que a economia brasileira e o comportamento das bolsas vai influenciar na retomada do crescimento econômico e vai surpreender os analistas. “O indicador bolsa revela o que todos os sinais da economia confirmam: a retomada do crescimento”, ressaltou o parlamentar.

Segundo o deputado, antes falava-se em crescimento negativo para este ano e agora já se projeta elevação acima de 1% para o Produto Interno Bruto (PIB) A retomada do desenvolvimento, de acordo com Ferro, está provocando o desespero da oposição, que está sem discurso.

O levantamento mostra, também, que as bolsas de oito dos países do G-20 já se recuperaram da crise. Ou seja, estão em patamar superior ao verificado um ano atrás. A China lidera a recuperação com seu indicador de ações 43,9% acima do nível visto um dia antes do colapso do banco Lehman Brothers. Em segundo lugar aparece a Indonésia, com alta de 27,5%. Em terceiro, a Índia, com aumento de 9,7%.

Os Estados Unidos, país que desencadeou a crise financeira, estão em antepenúltimo da lista. O índice Dow Jones, o mais importante da Bolsa de Nova York, está 15,9% inferior ao verificado em 12 de setembro de 2008. Entre os países emergentes do G-20, apenas a Argentina, o México, a Rússia e a Arábia Saudita estão com suas Bolsas no vermelho. Já entre os desenvolvidos, só o Japão está no azul.

Para comparar diferentes países, UOL usou o valor das ações convertidos para dólares. Desse modo, a variação da Bovespa de 8,4% em um ano acaba refletindo não apenas o preço dos papéis em reais, mas também a variação do dólar. Se considerados os preços apenas em moeda nacional, o mercado acionário brasileiro subiu um pouco mais (11,4%). O motivo é que o dólar, apesar de ter caído mais de 20% neste ano, ainda acumula uma alta de 2,6% em relação a setembro do ano passado.

Informes/Agência Folha

Bolsas do G20

Variação de 12/9/08 a 11/9/09 (em %, com preço em dólar)

China 43,9
Indonésia 27,5
Índia 9,7
Brasil 8,4
África do Sul 5,0
Turquia 4,1
Japão 1,8
Coreia do Sul 1,3
Austrália – 1,7
Alemanha -7,6
Argentina -7,7
México -8,6
Rússia -10,8
França -11,7
União Europeia -12,4
Canadá -13,2
Reino Unido -14,1
Estados Unidos -15,9
Itália -16,8
Arábia Saudita -29,7

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Bolsonaro vai diminuir lista de doenças que dão direito a benefícios no INSS, denuncia Frei Anastácio

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) denuncia que Bolsonaro prepara mais um ataque co…