Home Portal Notícias Câmara prepara homenagem para 50 anos de Brasília

Câmara prepara homenagem para 50 anos de Brasília

3 min read
0
A Câmara começou os preparativos para as comemorações, em 2010, dos 50 anos de transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília. O deputado Marco Maia (PT-RS), 1º vice-presidente da Casa e representante da Mesa na Comissão do Cinquentenário, apresentou ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), uma programação especial par marcar a data.

Uma exposição vai mostrar ao público projetos arquitetônicos que marcaram a história e a política do país na nova capital. Estão previstas reformas que facilitem o acesso de portadores de necessidades especiais à Câmara, além da revitalização de espaços nobres e obras de arte.

A comissão sugeriu ainda a implantação da Loja da Câmara e a criação da calçada Athos Bulcão, em homenagem ao artista plástico responsável pelos mosaicos instalados do Salão Verde. Uma sessão solene de abertura das comemorações está prevista para a semana de 21 de abril, data em que se comemora oficialmente o aniversário da Câmara em Brasília.

A TV Câmara trará programação especial. As atividades culturais também incluem concurso de fotografia, seminários, edição especial do Plenarinho e um programa especial de visitas guiadas. Novas publicações serão lançadas, como o “Perfil Parlamentar de JK”, o “Portfolio Auto-retrato”, com fotos de autoria de servidores, cartões postais e catálogos de obras de destaque na arquitetura e urbanismo de Brasília.

“A transferência do Poder Legislativo para a nova Capital foi um marco para o país e trouxe uma visão moderna e arrojada para a política através de nomes como Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão e Burle Marx. A Câmara é um exemplo vívido dessa modernidade e enaltecer essa herança é manter viva a memória do país”, afirma Marco Maia.

Assessoria parlamentar

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

João Daniel denuncia que regularização fundiária proposta por Bolsonaro acentua injustiça agrária

A preocupação com a medida provisória (MP 910/19), editada esta semana pelo governo federa…