Home Portal Notícias Praciano destaca conquistas do setor pesqueiro em conferência em Manaus

Praciano destaca conquistas do setor pesqueiro em conferência em Manaus

4 min read
0

PracianoO deputado Francisco Praciano (PT-AM) participou na quinta-feira (2) da 3ª Conferência Estadual de Aquicultura e Pesca do Amazonas. O evento, realizado nos dias 2 e 3 de julho em Manaus, contou com a presença de pescadores locais, entidades voltadas à pesca e representantes de outros estados que debateram a evolução da atividade pesqueira no Brasil e ações de programas de pesca regionais.

Praciano destacou as conquistas do setor após a criação da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (SEAP), transformada em junho, no Ministério da Pesca e Aquicultura. “A importância da criação do Ministério da Pesca e Aquicultura deve ser ressaltada principalmente por causa da dimensão continental do Brasil, com mais de oito mil quilômetros de costa e infindáveis rios, decisivos para fomentar a produção de pescado no país”, disse Praciano.
Outro ponto destacado por Praciano foi a sanção presidencial da nova Lei da Pesca, que irá regulamentar as atividades do setor. A Lei da Pesca tramitou por mais de 14 anos no Congresso Nacional e com ela pescadores e aquicultores passaram a ser produtores rurais, com acesso ao crédito rural e a recursos mais baratos para o financiamento da produção.

“Certamente a política de pesca do Brasil vai ter maior autonomia, mais programas de desenvolvimento e com certeza recursos para firmar o marco regulatório da atividade pesqueira do Brasil”, afirmou o deputado.

De acordo com o parlamentar, a atividade de pesca no Brasil não se limita a atender mercado mas, considerando que o consumo de peixes na região amazônica é dez vezes maior do que no resto do país, o incentivo e os programas para o setor o Brasil têm grandes possibilidades de aumentar o potencial de produção e de gerar emprego e renda. “ A pesca é questão de sobrevivência na região amazônica, ligada à segurança alimentar e um agente estimulante que gera empregos”, concluiu.

No fim da Conferência, Praciano lembrou a assinatura do decreto presidencial que convoca a 3ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca que ocorrerá entre 30/09 à 02/10 em Brasília, evento que, na sua avaliação, trará grandes contribuições para o fortalecimento do setor.


Hérika Tavares, estagiária de jornalismo

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Após denúncia de Bebianno, Rogério Correia protocola convocação de Moro para explicar convite de Bolsonaro antes das eleições

O vice-líder da Bancada do PT na Câmara, deputado federal Rogério Correia (MG), protocolou…