Home Portal Notícias Petista entrega na CCJ parecer sobre enxugamento da Constituição

Petista entrega na CCJ parecer sobre enxugamento da Constituição

5 min read
0

barradasO deputado  Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) entregou nesta semana seu parecer, na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 341/09), que propõe o enxugamento da Constituição Federal.


O parecer do relator foi dividido em dois substitutivos. No primeiro deles, o relator pede a admissibilidade da proposta, mas retira do texto todos os itens considerados infra-constitucionais. No segundo parecer, o relator propõe a criação de uma outra PEC para tratar exclusivamente das mudanças nas matérias constitucionais, previstas na proposta original, de autoria do deputado Régis de Oliveira (PSC-SP).

O parlamentar explicou que optou por dois substitutivos para não haver perdas significativas da proposta original da PEC, isto porque além de propor o enxugamento da Constituição, a proposta também traz uma séria mudanças, o que exigirá um tratamento específico. “No intuito de viabilizar a proposta de enxugamento, utilizei o Regimento Interno da Câmara que prevê que quando diferentes matérias se encontrarem no mesmo projeto, poderão as comissões dividi-las para constituírem proposições separadas. Desta forma, procurei respeitar a idéia original do deputado Régis de Oliveira, no que se refere ao enxugamento e diminuição dos dispositivos de nossa Constituição, colocando todas as outras modificações num segundo parecer, já que seria inviável apreciar os dois juntos”, explicou o relator.

O enxugamento da Constituição, de acordo com o parlamentar, deverá acabar com a insegurança jurídica do País. “É notória a inviabilidade da manutenção da Constituição com a extensão com a qual foi concebida, principalmente quando se considera a constante descaracterização que a Constituição vem sofrendo com a aprovação de inúmeras emendas. Após mais de 20 anos da promulgação da nossa Magna Carta, a esperança depositada nesse instrumento normativo está, cada vez mais, sendo solapada pela inoperância e ineficácia de suas normas”, afirmou.

Direitos básicos – O parlamentar fez questão de ressaltar que as exclusões propostas em seu relatório preservam o texto constitucional de acordo com as cláusulas pétreas. A proposta assegura a manutenção da estrutura federativa do Estado, os direitos e garantias individuais, os direitos sociais, todas as composições e garantias constitucionais de todos os órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e dos entes federativos (União, Estados e Municípios). “Procurei aproveitar a proposta de enxugamento, mas conservando os itens constitucionais sem alteração, viabilizando a idéia original de enxugar a Constituição”, disse Sérgio Carneiro.

Com o enxugamento, o texto da Constituição poderá passar de 250 artigos originais para apenas 75.

Edmilson Freitas com Assessoria Parlamentar

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Câmara aprova urgência para projeto sobre crimes contra o Estado e para cartão online de vacinação

A Câmara aprovou nesta terça-feira (20), por 386 votos a 57, o requerimento de urgência pa…