Home Portal Notícias OEA dá 3 dias para Honduras devolver poder a líder deposto

OEA dá 3 dias para Honduras devolver poder a líder deposto

3 min read
0

zelayaA Organização dos Estados Americanos (OEA) deu prazo de três dias para que o governo interino de Honduras devolva o poder ao presidente deposto, Manuel Zelaya, caso contrário, o país poderá ser suspenso do órgão. Segundo a BBC, o golpe militar que derrubou Zelaya foi amplamente criticado por vários países e organismos internacionais. O presidente deposto disse que vai retornar nesta quinta-feira (2), acompanhado da presidente argentina, Cristina Kirchner, e do presidente do Equador, Rafael Correa, mas prometeu não buscar a reeleição. O líder interino de Honduras, Roberto Micheletti, afirmou que, se voltar ao país, Zelaya será preso ao desembarcar, sob a acusação de violar a Constituição.

Na terça-feira (30), a Assembleia Geral da ONU condenou o golpe militar por aclamação, pedindo que Zelaya seja reconduzido ao poder ‘imediatamente e incondicionalmente’. Em uma resolução aprovada de forma consensual, a ONU pediu ‘com firmeza e categoricamente, que todos os países não reconheçam outro governo que não seja o de Zelaya’. Zelaya foi deposto no último domingo (30). Tropas militares invadiram o palácio presidencial e obrigaram o presidente hondurenho a embarcar às pressas, ainda de pijamas, para a Costa Rica, onde se exilou.

No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o golpe e disse que o Brasil não reconhece o novo governo interino.O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP) divulgou nota em nome da bancada condenando o golpe e a Câmara aprovou moção, sugerida por Vaccarezza, de censura e repúdio ao golpe.

Portal do PT com Equipe Informes

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Seminário marca 50 anos do movimento LGBTI+ : Memória, Verdade e Justiça

Seis comissões da Câmara dos Deputados fazem, na próxima terça-feira (25/6) a partir das 9…