Home Portal Notícias “Garapa” será exibido na Câmara

“Garapa” será exibido na Câmara

3 min read
0
garapa“Garapa”, o filme do premiado cineasta José Padilha, também diretor do Tropa de Elite, será assistido por deputados e senadores nesta quarta-feira (24), às 14 h na Câmara dos Deputados. Entidades da sociedade e do governo pretendem sensibilizar os parlamentares para aprovação urgente da Proposta de Emenda à Constituição 047/2003, que inclui o Direito Humano à Alimentação na Constituição Federal (artigo 6º).

O filme mostra dramas e flagelos de três dessas famílias do Nordeste. E está sendo considerado um dos mais contundentes retratos da fome no país. Garapa é a mistura de água com açúcar, que muitas vezes é o único alimento de milhões de famílias pobres.

“Um verdadeiro soco no estômago, mas um momento de reflexão”, traduziu Renato Maluf, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). “Esperamos que o documentário agilize a composição e instalação da Comissão Especial da PEC”, finalizou.

O Garapa será exibido durante sessão especial conjunta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado e das comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados.

A autora do requerimento na Câmara é a deputada Emilia Fernandes (PT-RS) e o autor no Senado é o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

Após a exibição, haverá debate com o diretor José Padilha, o Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato Maluf e o ex-presidente do Consea e coordenador do Instituto Brasileiro de Análises Econômicas (Ibase), Chico Menezes.

A iniciativa faz parte da Campanha Alimentação: direito de todos, que conta com o apoio de artistas, cineastas e personalidades públicas. O Consea enviou uma carta aos parlamentares convidando-os para a sessão especial.


Assessoria Parlamentar
Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Renda dos trabalhadores cai 20% e inflação de alimentos aumenta

Completa ausência de medidas da área econômica do governo eleva preços de produtos como ól…