Home Portal Deputados Luiz Couto (PB)

Luiz Couto (PB)

5 min read
0

Luiz Couto (PB)
Direitos humanos sempre

Filho de agricultores sem terra, Luiz Couto nasceu em Soledade, pequena cidade encravada no cariri paraibano. Mudou-se para João Pessoa em busca de melhores oportunidades para estudar. Graduou-se em Filosofia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e cursou Teologia no Instituto de Teologia do Recife/PE, ordenou-se padre em 1976 e logo se aproximou dos seguidores da Teologia da Libertação, corrente que defende mudanças progressistas na Igreja Católica.

Entrou para o quadro docente da UFPB, onde chefiou o Departamento de Filosofia e foi diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB. Integrou o Conselho Universitário da UFPB e os conselhos estaduais de Defesa da Criança e do Adolescente e de Defesa dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Filiou-se ao PT em 1985 e presidiu o diretório municipal de João Pessoa e o diretório estadual da Paraíba.

Apesar das pressões das alas conservadoras da igreja, Couto é favorável ao uso de camisinha e combate fortemente a intolerância e o preconceito contra homossexuais.

Por conta de suas denúncias contra os grupos de extermínio, Luiz Couto é alvo constante do crime organizado, fato que já o obrigou a viver sob proteção policial e ainda hoje exige precauções com a sua segurança.

Foi deputado estadual duas vezes e desde 2003 é deputado federal, sempre eleito com o apoio dos movimentos sociais e setores progressistas da Paraíba. Na Câmara dos Deputados foi relator da CPI que investigou os grupos de extermínio no Nordeste, presidiu por duas vezes a Comissão de Direitos Humanos e Minorias e atuou ainda como titular da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Eleito em 2010, para o terceiro mandato, Luiz Couto continuou atuando no combate à corrupção, ao crime organizado, à exploração sexual de crianças e adolescentes, à intolerância e ao preconceito. Vice-presidente da CPI de Combate ao Tráfico de Pessoas, membro da CPI de combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, presidente da Comissão Especial de Repressão ao Trafico de Pessoas, vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Foi agraciado pelo Prêmio Congresso em Foco por 04 vezes. Recebeu também o maior prêmio de Direitos Humanos, concedido pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República. Este Prêmio consiste na mais alta condecoração do governo brasileiro às pessoas que desenvolvem ações de destaque nas áreas de promoção e defesa dos Direitos Humanos.

Em 2014 foi reeleito para o quarto mandato para continuar defendendo as bandeiras históricas já elencadas em seus diversos mandatos e dará prioridade às profundas reformas de que o Brasil Necessita.

Minhas informações na Câmara

Luiz Albuquerque Couto

Nascimento: 13/2/1945
Naturalidade: Soledade, PB
Profissões: Professor Universitário e Sacerdote Católico
Gabinete: 442, Anexo 4, Telefone: 3215-5442, Fax: 3215-2442

twitt_peq https://twitter.com/luizcoutopt
fb_peq https://www.facebook.com/luizcoutopt?ref=ts&fref=ts
internet https://www.luizcouto.com/

 

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Boletim 394 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Boletim 394 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia Direto de Curitiba &#…