Home Portal Notícias Artigos O PT contribuiu para o avanço social, político e democrático do Brasil

O PT contribuiu para o avanço social, político e democrático do Brasil

7 min read
0

vacarezza_120Em artigo publicado no Jornal do Brasil do dia 14 de fevereiro, o líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP) afirma que dificilmente alguém escreverá uma história do atual período do Brasil ignorando o PT, “partido que nasceu no chão das fábricas, mas soube percorrer os roçados, os bairros populares, os seringais e as escolas para abrir o caminho da reinvenção do Brasil”.

“Os 29 anos do PT”

Os 29 anos o Partido dos Trabalhadores são fruto de um movimento político social e cultural ímpar na história do Brasil. O PT tem contribuído significativamente para o avanço social, político e democrático do País. É um partido que pratica a democracia interna e não teme o debate, luta pelo desenvolvimento econômico e social e busca a formação de uma sociedade igualitária, baseada numa hierarquia de valores como fraternidade, solidariedade e democracia.

Esses objetivos expressam-se nos êxitos do governo Lula, formado pelo PT e aliados. De 2003 até agora, Lula colocou o país numa rota ascendente, desenhando um novo projeto de nação. Pela primeira vez o governo federal deu prioridade às políticas de desenvolvimento com inclusão social. Ao longo desse período 20 milhões de brasileiros saíram da pobreza absoluta.

Com Lula, os indicadores sociais e econômicos atingiram um patamar nunca visto. Por todos os aspectos, os indicadores econômicos são positivos. O Brasil pode atravessar a crise com menos sofrimento, sair dela ainda mais forte, porque está mais preparado do que esteve em governos anteriores. Além disso, garantimos a implementação de um programa de governo capaz de dialogar com o mundo e ao mesmo tempo defender firmemente os interesses nacionais. A imagem do Brasil no mundo é outra, somos um país respeitado.

É preciso destacar também a importância do “modo de petista de governar”, que introduziu importantes elementos para a incorporação da ética e da transparência na administração pública e nos parlamentos. Uma marca é a elaboração de políticas públicas e leis destinadas a promover o avanço social, desenvolvimento econômico e direitos humanos. No Legislativo, o PT instituiu a ação democrática partidária unificada e trabalha há tempos por uma profunda reforma política, uma exigência presente, já que é preciso oxigenar nosso sistema político e eleitoral, atualizando-o e aprofundando sua natureza democrática.

Desde sua gênese, a busca do PT é pela construção de uma sociedade socialista. O PT já surgiu demarcando campos, com o velho movimento socialista do século XX e com aqueles que defendiam apenas a melhoria do capitalismo. Levamos ao movimento socialista do Brasil a concepção de que a democracia é um valor universal. É a liberdade de manifestação de todos os segmentos e de todas as lutas por direitos das minorias e contra discriminação sexual, racial e religiosa. O PT encarna os valores da modernidade democrática.

O PT caminha no mesmo ritmo e junto com a maioria dos brasileiros e consegue cumprir este papel sem concessões ao populismo, permanecendo o partido mais orgânico, menos ambíguo e mais coerente do Brasil. O PT está presente em todo o País, consolidou-se e transformou-se na voz e canal de expressão e de participação política de amplas maiorias da população. Dificilmente alguém escreverá uma história do atual período do Brasil ignorando este partido que nasceu no chão das fábricas, mas soube percorrer os roçados, os bairros populares, os seringais e as escolas para abrir o caminho da reinvenção do Brasil.

 


Cândido Vacarezza é deputado federal (PT-SP) e líder da Bancada do PT na Câmara

ARTIGO PUBLICADO ORIGINALMENTE NO JORNAL DO BRASIL DO DIA 14 DE FEVEIRO DE 2009

Carregar mais notícias
Comments are closed.

Vejam também

Boletim 576 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Boletim 576 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia Direto de Curitiba – 19/9/2…