Piauí inaugura primeira microdestilaria de etanol administrada por agricultores familiares

JesusRodrigues18112014

O deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) anunciou em plenário a inauguração no próximo dia 21 da primeira microdestilaria de etanol (álcool combustível) a ser administrada por agricultores familiares piauienses. O empreendimento, com capacidade para produzir 300 litros de álcool a cada oito horas de trabalho, foi instalado na comunidade Cabeceira, zona rural de Palmeira do Piauí, município localizado a cerca de 600 km da capital.

“Desde o início do meu mandato venho trabalhando nesta Casa para que a legislação que trata da questão da comercialização do combustível produzido tenha uma maior flexibilidade no que diz respeito à regra atual, que permite apenas que grandes empresas façam a comercialização nessa área por conta dos baixos custos que as grandes empresas conseguem atingir”, explicou.

Esse projeto, acrescentou Jesus Rodrigues, “pode ganhar dimensões muito maiores, tendo em vista a necessidade de se investir na produção de biocombustíveis e a perspectiva de melhoria de vida para milhares de agricultores familiares, que compõem uma parcela muito significativa da população brasileira”.

Ainda de acordo com o parlamentar petista, além de ser uma das alternativas para a geração de emprego e renda no campo, “esse projeto também poderia ser uma oportunidade para melhorarmos a questão ambiental do ponto de vista do uso da energia renovável e não a derivada do petróleo para a movimentação da nossa frota”.

A aquisição de equipamentos e a construção de um galpão para o desenvolvimento das atividades da microdestilaria foi financiado pelo Banco do Nordeste (BNB), no valor de R$ 161 mil.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também