Petistas reúnem-se com Gleisi Hoffmann para tratar de direitos de povos indígenas

Brasília será palco nesta terça-feira (1º) de um ato público em defesa dos povos indígenas. Convocada pela Articulação dos Povos Indígenas Brasileiros (APIB), o ato ocorrerá às 16h e faz parte da Mobilização Nacional Indígena, que ocorre nesta semana em varias cidades do país. O objetivo do encontro é defender os direitos indígenas contidos na Constituição. Também nesta terça-feira, às 14h, parlamentares do Núcleo Agrário do PT serão recebidos na Casa Civil pela ministra Gleisi Hoffmann.  Eles vão entregar um documento em defesa da demarcação de terras indígenas.   

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, deputado Padre Ton (PT-RO), contextualiza a importância desses eventos. “Nesta semana a Constituição de 1988, chamada de Constituição Cidadã, completa 25 anos. Essa foi a primeira Constituição do Brasil a reconhecer os direitos originários dos povos indígenas. Mas ela encontra-se sob forte ataque”, explicou. Segundo Padre Ton, a principal preocupação do Movimento Indígena é com a tramitação da PEC 215/00.

O texto da proposta retira do Poder Executivo a atribuição exclusiva de homologar terras indígenas, e propõe que as demarcações passem pelo crivo do Congresso Nacional. O dispositivo, que conta com forte apoio da bancada ruralista da Câmara, espera parecer de uma Comissão Especial na Câmara.

O coordenador do Núcleo Agrário da bancada, deputado Padre João (PT-MG), disse que os pequenos agricultores não são empecilho ao cumprimento dos direitos indígenas. “É lamentável o discurso de que é o agricultor familiar que está ameaçado com a demarcação de terras indígenas. Nós sabemos que existem realidades complicadas e temos que chegar a um entendimento, mas não vamos permitir que os pequenos sejam colocados contra os pequenos e usados para obter o interesse de outras esferas”, afirmou.

Na semana passada, vários parlamentares petistas se reuniram com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, e a presidente da Funai, Maria Augusta Assirati,  para tratar da PEC 215. Na ocasião, Eduardo Cardoso reafirmou sua posição contrária à PEC e endossou que ela fere cláusula pétrea do princípio da separação de Poderes.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex