Petistas repudiam ataques de Paulo Guedes à China e criticam ministro Ramos que recebeu a vacina escondido

Parlamentares da Bancada do PT se revezaram na tribuna virtual da Câmara nesta quarta-feira (28) para repudiar os novos ataques do governo Bolsonaro à China, principal parceiro comercial do Brasil e que está fornecendo a maior parte dos insumos para a fabricação da vacina Coronavac. “Qual é o objetivo do ministro Paulo Guedes (Economia) quando ataca a China? Melhorar a balança comercial? Reforçar os nossos laços econômicos? O que pretendia Paulo Guedes? Qual era o objetivo do ministro quando ele resolveu atacar de novo a China, num momento em que o Brasil precisa dos insumos para produzir vacina?”, indagou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS).

Ele lembrou que a China não só é a principal parceira comercial do Brasil, como também o Brasil depende da China para fabricar vacina. “E o ministro Guedes, de forma gratuita, resolve atacar os chineses”, criticou.

Paulo Pimenta citou ainda a atitude “vergonhosa” do ministro Luiz Eduardo Ramos, Chefe da Casa Civil, que se vacinou escondido. “É uma coisa vergonhosa um general quatro estrelas ter que se esconder de um capitão para se vacinar, com medo”, ironizou o deputado ao acrescentar que ainda, para completar o quadro, tem o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello andando sem máscara num shopping lotado de gente, às vésperas da instalação da CPI do Covid, no Senado.

“Isso é uma espécie de operação tabajara. Só pode ser. Esses três… O melhor meme que vi foi o dos três patetas. Não é possível que nossa inteligência seja capaz de compreender tamanha idiotice, tamanha confusão, tamanha irresponsabilidade dos ministros, que são a imagem e semelhança do presidente Bolsonaro”, desabafou Pimenta, lamentando que o País, mergulhado numa crise sanitária, numa crise hospitalar, numa crise econômica, numa crise política, “esteja sendo governado por essa gente”.

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

Governo virou hospício

Na avaliação do deputado Jorge Solla (PT-BA) o que define globalmente o governo Bolsonaro é o governo da necropolítica, da política da morte. “Esse governo é o grande responsável por este genocídio — nós estamos nos aproximando de 400 mil mortes em nosso País. E transformaram o governo num verdadeiro hospício. Vocês imaginem um governo em que o ministro da Economia faz críticas absurdas ao maior parceiro internacional comercial, que é a China. Diz que o vírus foi criado e inventado pelos chineses, critica a vacina chinesa e, ainda mais, defende a morte”, criticou.

Jorge Solla reafirmou que o governo Bolsonaro defende a morte. “E Paulo Guedes comemorou ou deve estar comemorando a morte de 400 mil pessoas, porque ele disse, com todas as letras, que o problema do Brasil é a longevidade, é que a população vive muito, é que o povo brasileiro quer viver 100 anos, 120 anos, 130 anos. Então Paulo Guedes está feliz, não é? São 400 mil brasileiros a menos para chegarem a ter o risco de virem a ser centenários. Afinal, vocês já destruíram a chance de a maioria da população brasileira se aposentar. E, quanto menos pobre houver — não é, Paulo Guedes? —, menor o risco de pobre conseguir ter direito à aposentadoria”, protestou.

Mas segundo o deputado Jorge Solla, o hospício não para aí. Ele também citou o fato de o ministro Luiz Eduardo Ramos ter ido tomar vacina escondido. “Gente, seria uma comédia se não fosse uma tragédia. Foi tomar vacina escondido para não tomar carão do presidente Bolsonaro, que determinou que os ministros não se vacinassem. Por isso que os investidores estrangeiros acabaram de retirar US$ 2,1 bilhões do mercado de ações e títulos públicos do Brasil. Aí não adianta vocês terem destruído os direitos trabalhistas, os direitos previdenciários, atacarem o patrimônio público, a privataria comendo solta, se os investidores estão tirando dinheiro do País”, desabafou.

Desculpas

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) pediu desculpas ao governo Chinês, em nome da diplomacia parlamentar. “A China é um país extremamente parceiro do Brasil. Temos uma relação comercial que contribui com o País, na nossa pauta de exportação”, afirmou o deputado ao citar que a China nos atende com 95% de todo o insumo no ramo medicamentoso e de vacinas, e 85% das vacinas aplicadas são da Coronavac, em uma parceria do Instituto Butantan e da China que vai atender 60% do grupo prioritário no País.

“Temos um ministro da Economia também negacionista, com uma postura irresponsável — eu diria criminosa. Nós temos que usar as palavras corretas: é uma postura criminosa, genocida também, a do Paulo Guedes, agora, no campo das relações diplomáticas e sanitárias. Porque, no campo econômico, ele é um verdadeiro genocida, e o Brasil conhece, o mundo conhece, a América Latina conhece o estrago que ele fez na economia do Chile. Todo o seu legado está sendo desfeito por uma nova Constituição. Ele levou o Chile à miséria. E ele quer repetir esse modelo em nosso País, 30 anos depois”, denunciou.

Na avaliação do deputado do PT mineiro, Paulo Guedes deveria ser demitido imediatamente. “Ele está complicando as relações diplomáticas e também está levando à falência a economia brasileira, porque não apoia, não socorre, entra na guerra ideológica, não apoia as micro e pequenas empresas, não garante apoio ao trabalhador formal — é genocida a sua política econômica”, desabafou.

Estratégia é deixar morrer

Na avaliação do deputado Padre João (PT-MG), a cada reunião de ministros bolsonaristas o governo coloca o Brasil, de certa forma, em uma situação de vergonha absurda, “mas também de indignação porque a fala do próprio Paulo Guedes dá a entender que é uma estratégia deixar a gente morrer. É a economia dele a economia da morte”. Ele citou que dos já 400 mil mortos, se colocarmos metade destes como aposentados, 200 mil, então há uma economia de 200 milhões por mês! “Será isso? É uma vergonha um negócio desses! É igualmente vergonhoso um ministro ter que se vacinar escondido. Parece uma piada”, lamentou.

 

E o deputado Joseildo Ramos (PT-BA) também destacou a demonstração de fraqueza do ministro Ramos, que precisou se esconder para tomar vacina, mas as suas principais críticas foram direcionadas ao ministro Paulo Guedes. “Esse ministro boquirroto, quando nasceu, a expectativa de vida dos brasileiros era de apenas 45 anos. Ele tem 75 anos. De quando era criança para cá, ele tomou vacinas, ele foi multivacinado, ele recebeu água boa em casa e saneamento, e é por isso que está vivendo até 75 anos. Ele próprio, que nada entregou como ministro da Economia, incompetente e desmoralizado reconheceu que o País está quebrado e disse que a China inventou o coronavírus, atacando a China. Nós somos inteiramente dependentes da China para vacinar o nosso povo”, afirmou.

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também