Petistas prestam homenagem a Rita Lee e David Miranda

Rita Lee e David Miranda. Fotos: Marina Ramos/Câmara dos Deputados e Marco Senche/Wikimedia Commons

Deputada Benedita da Silva. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Parlamentares da Bancada do PT usaram a tribuna da Câmara nesta terça-feira (9) para prestar condolência e homenagear Rita Lee (75 anos), ícone do rock nacional, que morreu na noite dessa segunda-feira (8). Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença. Eles também homenagearam e manifestaram solidariedade aos amigos e familiares do ex-deputado David Miranda (PSOL-RJ), que faleceu nesta manhã. Ele estava internado na UTI há 9 meses, vítima de infecções sucessivas, em um quadro de septicemia. Miranda completaria 38 anos nesta quarta-feira (10).

Ao manifestar suas condolências pela passagem de Rita Lee, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) destacou que a cantora era uma paulista carioca, cuja trajetória ela acompanhou. “Nasci primeiro do que ela e pude acompanhar o seu crescimento e as alegrias que trouxe como a chamada Rainha do Rock Brasileiro. Eu quero manifestar minha condolência. A cultura perde mais uma grande representante”, afirmou.

Para Benedita, ex-presidente da Comissão de Cultura da Câmara, a música, o rock, a juventude, a liberdade e a criatividade da juventude não se vão com a Rita Lee. “Ela [Rita Lee] deixa o seu legado para alegria daqueles que gostam do rock, que tem alegrado o Brasil, as suas cidades e os seus estados, e o mundo a fora. Por isso o nosso adeus à Rainha”.

Benedita também manifestou condolência aos familiares de David Miranda, “com quem convivi nesta Casa no mandato anterior como deputado Federal. Ele parte também deixando os seus ideais. Creio que a sua passagem por esta Casa nos traz a uma reflexão de uma convivência com alguém com compromisso, alguém diferente, alguém que respeita essa pluralidade étnica, essa pluralidade de homens e mulheres e que nunca, em momento algum, levantou sua voz para discriminar quem quer que seja. Tive com ele uma boa convivência nesta Casa”.

Para Benedita, David Miranda pôde manifestar-se em favor da democracia, da liberdade, em favor de um Brasil que possa caber todos os brasileiros e brasileiras. “O nosso adeus, o nosso respeito, o nosso carinho e a nossa manifestação”, completou.

Minuto de silêncio

Deputado Paulão. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado Paulão (PT-AL) se solidarizou com familiares e amigos do ex-deputado David Miranda e da Rita Lee e propôs um minuto de silêncio em homenagem aos dois. “Hoje o Brasil perdeu David Miranda, um jovem brilhante que fez história na política. David lutou bravamente e deixa aqui o seu legado”. Da mesma forma, Paulão destacou que o dia era triste para a música brasileira. “Damos adeus, hoje, à Rainha do Rock, Rita Lee. Uma mulher forte que conquistou o País com sua personalidade irreverente e talento inigualável. Ela deixa um grande legado para todas as gerações”.

Revolução cultural

Deputada Ana Pimentel. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A deputada Ana Pimentel (PT-MG) usou a tribuna para homenagear Rita Lee, “a nossa maior roqueira, a nossa rainha do rock”. A deputada destacou que Rita Lee revolucionou a música brasileira de diversas maneiras, articulando o melhor que tínhamos da música nacional com rock internacional, “compondo e contribuindo com a criação de um movimento cultural tão importante como a Tropicália no Brasil, movimento artístico que influenciou decisivamente as nossas práticas culturais”.

Para a deputada, havia ousadia de Rita Lee em estar onde não se esperava que uma mulher estivesse. “Ela influenciou diversas formas de criação, passando por arte, cultura, até a política. Podemos dizer que ela atuou politicamente na sua vida tanto a partir da música como na defesa das mulheres. Ela, precisamos nos lembrar, repudiou cotidianamente o machismo veementemente, ainda tão presente na nossa cultura brasileira”, lamentou.

Deputado Marcon. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Rita Lee, continuou Ana Pimentel, “ensinou a muitas de nós sermos rebeldes para sermos livres”. “Ela nos ensinou brilhantemente sermos insubmissas para sermos justas. Ela nos ensinou a sermos mulheres de diversas formas, nós precisamos nos lembrar: loira, morena, rosa, criança, menina, velha. Viveu na sua intensidade mais plena, procurando o belo e rompendo diversas fronteiras não imaginadas. A Rita Lee falou intensamente sobre os papéis sociais das mulheres, sobre as diferentes formas de se viver mulher. Hoje ela se vai, mas o seu legado ficará entre nós”, afirmou.

O deputado Marcon (PT-RS) também se solidarizou com os familiares e amigos da cantora Rita Lee, “que tanto contribuiu com a cultura brasileira” e o ex-deputado David Miranda “um defensor dos direitos humanos”.

Os deputados Nilto Tatto (PT-SP) e Helder Salomão (PT-ES) também se solidarizaram com amigos e familiares de Rita Lee e David Miranda.

 

 

 

Vânia Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também