Petistas elogiam Campanha da Fraternidade que defende responsabilidade compartilhada para preservar planeta

campanha2016

Os deputados petistas Padre João (MG), Chico D’Angelo (RJ) e Leonardo Monteiro (MG) elogiaram nesta sexta-feira (12) a escolha do tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016: Casa Comum, Nossa Responsabilidade, lançada na última quarta-feira (10). O objetivo principal da campanha é reivindicar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e engajar os cristãos para, à luz da fé, assumirem atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro saudável do espaço em que todos habitam. 

Segundo os parlamentares, o tema da campanha é atual porque “joga luz” sobre uma questão ligada à qualidade de vida da população e, com consequências sociais, econômicas e ambientais.

O deputado Padre João ressaltou que a campanha atenta para o fato de que a responsabilidade de preservar a “Casa Comum” é de toda a sociedade.  

“A CNBB e as igrejas Cristãs que formam o CONIC estão sintonizados com o apelo do papa Francisco, que recentemente lançou uma encíclica conclamando a todos para preservar a nossa Casa Comum que é o nosso planeta. Essa responsabilidade não é apenas do poder público constituído, mas uma tarefa também de todas as pessoas”, ressaltou.

Na encíclica Papal Laudato Si (Louvado Sejas), de 190 páginas, Papa Francisco faz reflexões sobre o meio ambiente e sustenta que o estilo de vida atual é “insustentável e suicida”. A encíclica escrita exclusivamente por Francisco faz ainda uma forte crítica aos poderes político, econômico e social e aos países ricos por criar “um modelo de desenvolvimento que contribui com a destruição do planeta” e defende que “conservar a natureza é um imperativo moral”.

Ao também elogiar o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, o deputado Chico D’Angelo disse que o documento também contribui na tarefa de conscientizar a população sobre a participação de todos no combate mosquito Aedes aegypti- transmissor do vírus Zika.  

“Esse mosquito se prolifera especialmente utilizando-se de água parada, situação essa muitas vezes ocasionada por condições precárias de saneamento, ou pela falta de cuidado com manejo dos resíduos sólidos. Portanto, essa campanha é importante para conscientizar a sociedade de que para termos uma qualidade de vida adequada não podemos apenas esperar a ação do poder público. Também devemos fazer a nossa parte”, ressaltou.

Ao também elogiar o tema da Campanha da Fraternidade de 2016, o deputado Leonardo Monteiro revelou o desejo de que essa ação também estimule a implementação definitiva dos aterros sanitários em todo o país e a eliminação de todos os lixões.  

“Um dos maiores avanços que tivemos nos últimos 13 anos na questão do saneamento foi a adoção da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada pelo presidente Lula em 2010. Espero que com essa iniciativa da Igreja Católica e de outras igrejas cristãs, possamos aproveitar essa força e pressionar os municípios para acabarem de vez com os lixões, e instituírem os aterros sanitários, garantindo melhores condições sanitárias à população e contribuindo para a preservação do meio ambiente”, observou.

Campanha– Pela quarta vez, a Campanha da Fraternidade de 2016 é ecumênica, e tem como entidades promotoras a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).

Fazem parte do Conic a Igreja Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Episcopal Anglicana do Brasil, Presbiteriana Unida do Brasil e Siriana Ortodoxa de Antioquia.

Neste ano também foram convidadas para participar da Campanha o Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular, Aliança de Batistas do Brasil e Visão Mundial.

Héber Carvalho

Foto: Divulgação

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também