Petistas e lideranças de movimentos sociais do campo comemoram os 30 anos do Núcleo Agrário Adão Pretto

Núcleo Agrário do PT completa 30 anos. Foto: Lula Marques

Parlamentares do PT e lideranças de movimentos sociais do campo comemoraram em ato híbrido os 30 anos de criação do Núcleo Agrário “Adão Pretto” da Bancada do PT na Câmara dos Deputados. Durante mais de duas horas de encontro – transmitido pela internet por cerca de 50 canais e páginas – os participantes homenagearam os pioneiros do Núcleo Agrário, com destaque para o ex-deputado federal Adão Pretto (PT-RS) – um dos fundadores do MST e falecido em 2009 – e ainda relembraram as vitórias obtidas no parlamento e na sociedade com a participação do colegiado.

Ao abrir o encontro, o atual coordenador do Núcleo Agrário, deputado Pedro Uczai (PT-SC), homenageou Adão Pretto e os demais pioneiros na criação do colegiado em 1991, entre eles a ex-deputada federal Luci Choinacki (PT-SC) e os ex-deputados federais petistas Valdir Ganzer (PA), Alcides Modesto (BA) e Pedro Tonelli (PR). Segundo Uczai, a trajetória vitoriosa do Núcleo também contou com a ajuda dos movimentos sociais do campo.

“Quero homenagear todas as lideranças que participaram da construção desse sujeito político que é o Núcleo Agrário Adão Pretto da Bancada do PT. É um orgulho nesse momento histórico estar aqui com tantos companheiros e companheiras em um dos núcleos mais ativos da política brasileira e do parlamento”, afirmou.

Já o líder da Bancada do PT, deputado Elvino Bohn Gass (RS) – que também é membro do Núcleo – ao também reverenciar a memória de Adão Pretto ressaltou que as conquistas experimentadas pela população do campo ao longo dos últimos 30 anos têm a marca do trabalho do Núcleo Agrário.

“Seja a luta pela reforma agrária, pelo seguro agrícola, ou ainda pelas políticas adotadas pelos governos Lula e Dilma, como o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos], PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar], os territórios rurais e o retorno da assistência técnica e extensão rural, que deu dignidade e qualidade de vida à população do campo, todas têm a marca do trabalho do Núcleo Agrário do PT. Que essa homenagem nos motive para novas mobilizações e nos reenergize para reconstruirmos a democracia com a volta do presidente Lula”, destacou.

O filho de Adão Pretto, o deputado estadual Edegar Pretto (PT-RS) – pré-candidato de consenso no partido à disputa ao governo estadual em 2022 – agradeceu sensibilizado as homenagens feitas à memória de seu pai e ao apoio dos assessores que ajudaram no trabalho do Núcleo na Câmara.

“É merecida essa homenagem ao meu pai porque ele dedicou a sua vida à defesa da Reforma Agrária, dos assentados, da agricultura familiar, dos índios, dos quilombolas e das várias reinvindicações debatidas pelo Núcleo e que se transformaram em políticas públicas nos governos de Lula e Dilma”, observou.

30 anos de diálogo democrático com a sociedade

O encontro foi permeado por apresentações culturais, como declamação de poesias e músicas, hobbies de Adão Pretto. Ainda durante o ato, representantes de movimentos sociais do campo destacaram a contribuição do Núcleo na luta por mais justiça no campo. A representante do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Justina Cima, explicou que esse sucesso é explicado pelo diálogo democrático que o colegiado sempre manteve com a sociedade organizada.

“Parabéns às mulheres e homens que contribuíram para a construção do Núcleo Agrário, que nesses 30 anos soube se reinventar a cada tempo tendo a clareza da luta de classes e da diversidade no campo, e sabendo discutir políticas públicas, como a Reforma Agrária e a agroecologia. Que essa articulação com os movimentos sociais da terra, das águas e das florestas fortaleça a nossa luta no campo popular e no legislativo ”, disse.

Também participaram do ato pelos 30 anos do Núcleo Agrário Adão Pretto da Bancada do PT os deputados petistas Carlos Veras (PE), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara; Airton Faleiro (PA); Marcon (RS); João Daniel (SE); Beto Faro (PA); Padre João (MG); Afonso Florence (BA) e do ex-deputado federal e ex-ministro da Pesca no governo Lula, José Fritsch (SC).

Entre as entidades e movimentos sociais do campo participaram do ato dirigentes da Secretaria Nacional Agrária do PT, da Contag, do MST, da Contraf, da Via Campesina, da Unicopas e da Associação Brasileira de Reforma Agrária.

Homenagem do Núcleo ao ex-deputado Adão Pretto, falecido em 2009. Reprodução Internet

Assista a íntegra da live:

https://www.facebook.com/ptnacamara/videos/1523063894717887

Héber Carvalho

 

 

 

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também