Petistas destacam importância de projetos que fortalecem segurança pública no País

erikanazarenosibaO assunto segurança pública centralizou os debates e as votações em plenário durante esta semana, o que resultou na aprovação de cinco matérias temáticas pelos parlamentares.  Os deputados Erika Kokay (PT-DF),  Nazareno Fonteles (PT-PI)Sibá Machado (PT-AC)  destacaram  que as medidas aprovadas vão garantir inúmeros avanços, como mais transparência, agilidade nos procedimentos e também  o resgate da cidadania para a  população carcerária.

O plenário referendou a criação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas – o Sinesp; a modificação do Estatuto da Criança e do Adolescente, para obrigar, entre outros pontos, a criação de pelo menos um conselho tutelar por município; a formação de um sistema informatizado com dados sobre execuções penais; a intensificação do combate à pirataria; e o aumento da punição para contrabandistas.

A negociação para aprovar algumas dessas matérias – como o Sinesp (PL 4024/12) e o sistema de execuções penais (PL 2786/11)

– contou com a intermediação direta do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. No início da semana, ele participou de reunião entre o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), e os líderes partidários, para definir os temas prioritários para as votações em plenário.

“Atualmente, os dados sobre violência são desconexos e debilitados, o que impede uma ação governamental concreta”, analisou Cardozo, justificando a necessidade de aprovação do Sinesp. O projeto foi relatado pelo deputado Sibá Machado  na Comissão de Constituição e Justiça.

O deputado Nazareno Fonteles , membro da Comissão de Segurança Pública, destacou o fato de o Sinesp proporcionar  “transparência, padronização e integração” das informações sobre segurança, o que vai contribuir para “a eficácia do próprio sistema”. Fonteles ressaltou ainda a necessidade de o Brasil aprimorar cada vez sua segurança pública, contemplando assuntos como integração e desmilitarização das polícias; intensificação do desarmamento e instituição de um sistema mais preventivo que coercitivo.

A deputada Erika Kokay , também integrante do colegiado, pontuou a relevância da aprovação da matéria (PL 2786/11) que cria o sistema informatizado de acompanhamento das execuções penais no País. Segundo ela,  o novo formato representa um resgate da cidadania para a população carcerária. “No Brasil, é comum a gente se deparar com várias distorções, uma vez que que muitos presos que já cumpriram suas penas ou que poderiam ter sido beneficiados com a progressão dessas penas continuam privados de direitos garantidos em lei”, avaliou a deputada.

Erika Kokay também foi autora do substitutivo ao projeto de lei (PL 3754/12) que imprimiu mudanças aos conselhos tutelares. O texto, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, cria uma data unificada no País para a escolha dos conselheiros; obriga o mínimo de um conselho por município; estende os direitos trabalhistas aos conselheiros; e estabelece mandato de quatro anos para eles.     

Outros projetos – O plenário também aprovou alteração no Código de Processo Penal, instituindo, entre outros pontos, a possibilidade de perícia por amostragem, sem a necessidade, por exemplo, de analisar – um a um – todos os CDs piratas apreendidos em uma operação. Também aprovou matéria que amplia a pena para o crime de contrabando de 1 a 4 anos para 2 a 5 anos.

Equipe PT na Câmara com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo