Petistas cobram investigação rigorosa de esquema de corrupção no Carf

CARF Pimenta

Os deputados petistas integrantes da CPI do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) defenderam nesta terça-feira (22) que as investigações do colegiado se concentrem no desbaratamento do esquema de corrupção que existia no órgão. Durante audiência pública que ouviu o Procurador da República Frederico de Carvalho Paiva, primeiro responsável do Ministério Público a investigar o caso, os parlamentares também condenaram a tentativa de setores políticos de deslocamento do foco central da CPI, para temas surgidos a partir de vazamentos seletivos de investigações em curso.

Para o 2º vice-presidente da CPI, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), o sucesso do trabalho do colegiado está atrelado à disposição da maioria dos integrantes da CPI se concentrarem nas investigações de corrupção do Carf e não em hipóteses não comprovadas.

“Cometem um erro aqueles colegas que tentam encontrar nexo dessa máfia com os governos A ou B. Alguns dos envolvidos no escândalo estão no Carf desde a década de 1990. Essa máfia ultrapassou muitos governos, e ultimamente, tratava de estoques de julgamentos de dívidas que chegavam a 585 bilhões de reais. O Brasil não pode perder a chance de investigar essa máfia, e tentar recuperar ao menos 20% desse montante, o que significa algo em torno de 100 a 120 bilhões de reais”, ressaltou.

O deputado lembrou ainda que um dos principais personagens do escândalo- o ex- conselheiro e presidente do Carf por dez anos-, Edson Pereira Rodrigues, passou a fazer parte da entidade em 1990.

Ainda como advertência ao colegiado, o vice-presidente lamentou o pronunciamento de deputados da oposição, que ao invés de fazerem perguntas relacionadas às investigações do Carf, tentaram desvirtuar os trabalhos para temas levantados pela mídia, e sem comprovação. Entre os assuntos ele citou as supostas ilegalidades na tramitação de medidas provisórias (MP’s).

“O interessante é que até setembro de 2015, quando já existiam indícios de venda de sentenças em 74 julgamentos no Carf e estava praticamente pronta uma denúncia contra seis ou sete empresas beneficiadas por essas decisões, não havia interesse da grande imprensa. Mas bastou vazar a informação de que a Operação Zelotes poderia investigar supostas ilegalidades na tramitação de MP’s no Congresso, que o escândalo ganhou cobertura do Jornal Nacional e do Jornal da Globo, por exemplo”, afirmou Pimenta.

Vazamentos- Também integrante do colegiado, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), ao citar alerta do próprio Procurador de que vazamentos de informações chegaram a prejudicar a investigação, alertou para o fato de que o mesmo erro não pode ser cometido pela CPI.

“Infelizmente o vazamento virou prática no Brasil, para pressionar as pessoas via constrangimento na sociedade. Existe uma preocupação quando é o nome de uma empresa mas não quando envolve o nome de pessoas, que podem ou não ter honra, mas que não podem ter seus nomes vazados antes da conclusão das investigações”, afirmou.

O Procurador da República, Frederico Paiva, destacou que a exploração política do assunto não interessa ao Ministério Público, e que o melhor caminho para apurar os indícios de venda de sentenças no CARF é analisando as provas coletadas.

“A exploração política de vazamento não interessa ao Ministério Público. No Brasil temos um judiciário ineficiente, os julgamentos não obedecem a um prazo razoável, mas não se pode pressionar o judiciário por essa via, que é ilegal, mas que se tornou comum no País”, reconheceu.

O deputado Adelmo Leão (PT-MG) também participou da audiência pública.

Héber Carvalho

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100