Petistas apostam em grande lei para o país a partir do plebiscito para a reforma política

SIBA-AMAURI-MARCON-MARINA

O envio da mensagem da presidenta Dilma Rousseff ao Congresso Nacional nesta terça-feira (2), através da mensagem presidencial, para o início do debate sobre a reforma política, por meio do plebiscito, repercutiu positivamente junto aos deputados da bancada do PT na Câmara. Para o deputado Sibá Machado (PT-AC), está aberta a reunião formal e a agenda política deste Congresso, para oferecer uma grande lei ao Brasil”, disse.

 Sibá lembrou o projeto relatado pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS), que trabalhou exaustivamente para que chegar a alguns pontos comuns nas bancadas desta Casa. “Mas, com a mensagem da Presidenta Dilma, discute-se no Brasil agora a realização de um plebiscito em que o povo possa indicar os pontos importantíssimos que serão tratados por este Congresso sobre assuntos da reforma política”, disse.

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA) citou que o mais importante em relação à mensagem enviada à presidenta Dilma é tomar medidas para responder às vozes da rua. Ele citou o sociólogo espanhol Manuel Castells, uma das maiores autoridades hoje em estudo de redes sociais e movimentos de rua, e que, em entrevista à ISTOÉ, disse que a Presidenta Dilma foi a única líder mundial que chamou esses movimentos para dialogar e que o Brasil é uma democracia exemplar. “Então, eu quero mais uma vez parabenizar a Presidenta Dilma pela atitude”.

Para o deputado Marcon (PT-RS), as respostas que a Presidenta Dilma apresentou ante aos anseios da população, são fundamentais para que o clamor do povo seja ouvido e concretizado, da mesma forma a atuação do Congresso Nacional foi exemplar durante a semana passada com a votação de matérias fundamentais.

 “Acredito que esta Casa necessita agora se debruçar sobre a Reforma Política, este tema tão caro. Este é um momento ímpar da nossa democracia, onde se cria um clima e há uma disposição de diversos setores para um debate horizontal com a sociedade sobre a Reforma Política.  Uma reforma que contribua para alterar as diversas distorções que o nosso sistema eleitoral ainda carrega, heranças históricas do mandonismo dos coronéis, do poder do dinheiro”, enfatizou.

Já a deputada Marina Sant’anna (PT-GO) disse que tem recebido  uma avalanche de pedidos  de que o Congresso Nacional ofereça uma reforma política, de fato, à nossa sociedade.

“Para que participem no Parlamento, mais mulheres, mais negros, mais jovens, mais trabalhadores é necessário, de fato, uma mudança real na nossa legislação eleitoral. Para isso, cabe perfeitamente o financiamento público de campanha, a lista preordenada ou uma solução próxima a ela, que identifiquem, dentro do corpo partidário, as lideranças que poderão levar uma postura programática ao Parlamento e não apenas posturas individuais”.

Equipe PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também