O Ministério do Desenvolvimento Agrário e o INCRA lançaram os resultados da II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária, na quarta-feira (17), que levantou dados das ações do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
A pesquisa envolveu 24.500 entrevistas em 1.651 municípios de todo o Brasil, visitando 5.595 assentamentos, no período de 1998 a 2011. Apurou-se que o Pronera promoveu a realização de 320 cursos nos níveis EJA fundamental, ensino médio e superior, envolvendo 82 instituições de ensino, 38 organizações demandantes e 244 parceiros, com a participação de 164.894 educandos. O Pronera nasceu em 1988, a partir das lutas dos movimentos sociais e sindicais no campo e em seus quinze anos de existência vem assegurando o direito à educação escolar para jovens e adultos do campo.
Para o deputado João Daniel (PT-SE), que esteve presente ao ato representando a Frente Parlamentar por Educação no Campo e o Núcleo Agrário do PT, “a pesquisa demonstra a importância que o PRONERA tem na formação de profissionais para atuarem no campo com o conhecimento e vivência na sua própria realidade dentro dos assentamentos da reforma agrária para o fortalecimento dos seus projetos e na melhoria das condições de vida da própria comunidade”. O deputado também reforçou o papel importante do Núcleo Agrário do PT na Câmara, que tem tratado como prioritária a questão da educação e tem se colocado como porta-voz desses movimentos em todas as suas demandas na Câmara.
O evento contou com a participação do Ministro Patrus Ananias, da Presidenta do Incra, Lúcia Falcón.
Estavam presentes também os deputados do PT Padre João (MG), Marcon (RS), Valmir Assunção (BA) e Zé Geraldo (PA), além de representantes do MST e da CONTAG, do IPEA e da Universidade Estadual Paulista que sistematizaram a pesquisa.
Também estiveram presentes representantes das universidades, institutos federais de educação e dos movimentos sociais que compõem a Comissão Pedagógica Nacional do Pronera.
Assessoria Parlamentar com PT na Câmara
Foto: Paulo Henrique Carvalho/MDA