Vários parlamentares do PT comemoraram nesta quinta-feira (28) a extensão da data para abatimento em até 80% das dívidas de assentados da reforma agrária junto a bancos oficiais. Divulgada pelo Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a medida permite ao assentado solicitar, até dia 30 de junho, a renegociação ou liquidação de dívidas contraídas por meio de linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF).
Além do desconto que permite que a dívida seja encerrada com o pagamento de 20% do valor devido, o assentado pode ainda renegociar os débitos pagando um sinal de 5% do valor devido e obter desconto de 40%, com parcelas anuais do restante devido em prazo de até 10 anos, com juros de 0,5% ao ano.
Para o deputado Paulão (PT-AL), a extensão do prazo para renegociar as dívidas garante tranquilidade aos agricultores familiares. “Sem contar com as devidas condições, as famílias assentadas passam necessidades, ficam ociosas e ficam com o nome sujo, sem poder realizar diversas ações. Ficar em dia com as contas é uma satisfação para a gente simples do campo”, afirmou.
Os deputados Luiz Couto (PT-PB) e João Daniel (PT-SE) também registraram em plenário a prorrogação do prazo que beneficia os agricultores familiares, eparabenizaram a presidenta Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, pela ação.
Héber Carvalho
Ouça os Deputados Luiz Couto e Paulão na Rádio PT