Parlamentares e representantes da sociedade civil entregam carta a embaixador de El Salvador em defesa de Vanda Pignato

Reprodução - Vanda Pignato - entrevista concedida à Rede TVT, em 22 de abril de 2021.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) e as deputadas Lídice da Mata (PSB-BA), Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e Talíria Petrone (PSOL-RJ), além de representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), entregam nesta terça-feira (16) ao embaixador de El Salvador, em Brasília, uma carta em defesa da liberdade de Vanda Pignato, ex-primeira dama daquele país. Brasileira, mas naturalizada salvadorenha, Vanda sofre restrição de liberdade devido a uma perseguição judicial após a saída do poder da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN).

Após a audiência com o embaixador Victor Lagos Pizzati, requerida por Paulo Teixeira, os parlamentares e representantes de entidades da sociedade civil brasileira também vão divulgar uma Carta Aberta às Amigas e Amigos da ex-primeira-dama. Além da defesa de Vanda, que é ativista dos direitos humanos e foi ministra da Inclusão Social no País, o documento conclama a todos os ativistas, amigas e amigos da ex-primeira-dama a realizarem atos em sua defesa ao redor do mundo.

O ex-reitor da UnB José Geraldo de Souza Jr vai representar a OAB na audiência enquanto o jornalista Helio Doyle representará a ABI. A CNBB ainda não definiu o seu representante.

Biografia de Vanda Pignato

Nascida em São Paulo, Vanda Pignato se tornou salvadorenha por nacionalização. Ativista política desde a adolescência, formou-se em Direito e dedicou-se à Defesa dos Direitos Humanos, tanto no Brasil como na América Latina. Em 1992 mudou-se para El Salvador e lá, até 2009, foi Diretora do Centro de Estudos Brasileiros na Embaixada do Brasil.

De 2009 até 2014, como primeira-dama, foi secretária de Inclusão Social da Presidência da República de El Salvador e presidenta do Instituto Salvadorenho de Desenvolvimento da Mulher (ISDEMU) no governo de Maurício Funes. Depois, seguiu nas mesmas funções, de 2015 a 2019, no governo do presidente Salvador Sánchez Cerén.

Durante sua gestão, Vanda criou e implementou em todo o país o Programa Ciudad Mujer, reconhecido como modelo de políticas públicas de gênero por organismos internacionais e principalmente, unanimidade entre as mulheres salvadorenhas. A brasileira naturalizada também articulou leis e medidas de proteção à mulher, à população idosa e contra todas as formas de discriminação com base no gênero e orientação sexual. Vanda também combateu as oligarquias locais, máfias e grupos criminosos existente naquele país.

Após a saída do poder de seu agrupamento político de esquerda, a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional (FMLN), a ex-primeira-dama começou a ser alvo de sistemática perseguição política e judicial, a exemplo do que ocorreu no Brasil com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Serviço

*Encontro com Embaixador de El Salvador no Brasil

*Dia: 16/11/21 (terça-feira)

*Hora: 11h ao Embaixador Salvadorenho no Brasil

*Local: Embaixada de El Salvador – Endereço Embaixada: SHIS QI 09, conjunto 02, casa 15, Lago Sul, Brasília

 

Redação do PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também