Enquanto milhares de brasileiros protestavam em todo o País contra o governo genocida Bolsonaro, o Brasil atingiu 500.022 mortes pela Covid-19 neste sábado (19), segundo registros oficiais das secretarias de Saúde dos estados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. O número pode ser ainda maior, já que existem subnotificações.
Os parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais para lamentar e se solidarizar com todos os familiares das vítimas, além de denunciar o genocídio em curso no País em razão da omissão, do negacionismo e da falta de empatia do governo militar conduzido por Bolsonaro.
A presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), escreveu no Twitter: “Hoje chegamos à triste marca de 500 mil mortos pela Covid. São 500 mil pais, mães, filhos, irmãos, famílias destruídas pela negligência do nefasto Bolsonaro. O genocida precisa cair pra salvarmos o Brasil! Meus sentimentos a todos que perderam pessoas queridas”.
“O Brasil acaba de registrar meio milhão de mortes por Covid-19. Neste momento, 500.022 vidas perdidas. Horror”, disse o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Bohn Gass (RS).
Bohn Gass lembrou que mais de meio milhão de brasileiros perderam suas vidas para um vírus para o qual já havia vacina em 2020. Porém, o governo militar do capitão-presidente não só ignorou a imunização coletiva como insistiu em boicotar medidas como o uso de máscaras e de álcool em gel. Jair Bolsonaro demonstrou todo o seu desprezo à vida insistindo em medicamentos sem comprovação cientifica, como a cloroquina, estimulando aglomerações sem medidas de segurança e sabotando todas as recomendações da ciência para enfrentar a pandemia.
“Infelizmente, o cenário trágico que apontávamos no início do ano foi atingido. Chegamos a meio milhão de mortes antes do final do primeiro semestre de 2021”, lamentou o ex-ministro da Saúde, deputado Alexandre Padilha (PT-SP). Ele relembrou que em janeiro de 2021 eram 200 mil mortos, ou seja, em seis meses o vírus matou mais que em todo o ano de 2020. “Essa é a intensidade da tragédia que estamos vivendo”.
Redes Sociais
A deputada Maria do Rosário (PT-RS) afirmou que “um genocídio assolou o Brasil nos últimos 15 meses. Não são só números, são pais, mães, tios, tias, amigos, filhos e avós que perderam suas vidas. Um país rachado pelas mentiras e pelo descaso do governo Bolsonaro. Nossa solidariedade a todas às famílias em luto”.
“Perdemos meio milhão de vidas no Brasil. Perdemos para o coronavírus, para a omissão, negacionismo, Fake News e falta de empatia. Toda minha solidariedade para as famílias que choram suas dores há mais de um ano. Não é uma gripezinha. Não estamos imunes sem vacina”, se solidarizou o deputado Enio Verri (PT-PR).
Para o deputado José Guimarães (PT-CE) o impeachment de Bolsonaro é urgente. “500 mil brasileiros perderam a vida pela negligência de Bolsonaro, que nada fez para evitar o contágio e garantir vacinas”.
Leia mais declarações dos parlamentares:
Deputado Nilto Tatto (PT-SP) – “Hoje Bolsonaro comemora 900 dias de governo, enquanto o povo brasileiro chora a barbárie de meio milhão de pessoas mortas pela Covid-19 que foi impulsionada pela inoperância criminosa dos genocidas”.
Deputada Marília Arraes (PT-PE) – “Atingimos 500 mil mortes por covid. Uma doença que possui vacina e que só não está no braço dos brasileiros por culpa da política de morte do Governo Federal! minha solidariedade ao Brasil”.
Deputado Helder Salomão (PT-ES) – “O Brasil acaba de ultrapassar a triste marca de 500 mil mortes em decorrência da Covid-19. Que tristeza! Que tragédia”.
Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – “O Brasil atinge 500 mil mortos pela Covid-19. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas se tivéssemos um governo que desse valor à vida do povo. Bolsonaro negou a gravidade da pandemia, as medidas sanitárias e atuou para atrasar as vacinas”.
Deputado Paulo Pimenta (PT-RS) – “O Brasil está de luto. País contabiliza 500.022 óbitos e 17.822.659 casos, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde”.
Deputado Joseildo Ramos (PT-BA) – “O Brasil atingiu a marca triste de 500 mil mortos por covid-19. Essa marca tem a digital de Jair Bolsonaro e seus muitos cúmplices”.
Deputado Leo de Brito (PT-AC) – “500 mil mortos no Brasil, país desgovernado por um psicopata assassino que despreza a vida das pessoas. Minha solidariedade a todos que perderam os seus. Temos que estar juntos para tirar Bolsonaro da presidência e levá-lo às barras do Tribunal Penal Internacional”.
Deputado Airton Faleiro (PT-PA) – “O genocídio do Genocida já chega a 8 genocídios juntos. O genocídio do Genocida já é maior do que os oitos maiores genocídios do mundo contemporâneo”.
Deputado Carlos Veras (PT-PE) – “Meio milhão de mortes. Minha solidariedade a todas e todos que perderam alguém nesta pandemia. O país vive uma tragédia sem precedente, agravada pelo pior presidente da história”.
Deputado Merlong Solano (PT-PI) – “Neste 19 de junho, Dia Nacional do Luto, o Brasil amarga a triste estatística de 500 mil vidas perdidas para a Covid-19. Meio milhão de famílias choram a morte de entes queridos”.
Deputado Padre João (PT-MG) – “O Brasil alcançou neste sábado a triste marca de 500 mil mortos pela Covid-19. 500 mil vidas ceifadas por um vírus que já possui vacina, negada diversas vezes pelo genocida Jair Bolsonaro. O impeachment é necessário e urgente”.
Lorena Vale