Parlamentares do PT exigem que Marcos Pontes explique apagão de dados no CNPq

Foto: Marcelo Gondim e Carlos Cruz/Divulgação/CNPq

A deputada Professora Rosa Neide (MT) e o seu colega Nilto Tatto (PT-SP) apresentaram requerimento de informação (RIC 1001/2021), nesta terça-feira (3), à Mesa Diretora da Câmara Federal, para que o ministro Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), preste esclarecimentos a respeito da indisponibilidade da Plataforma Lattes, da Plataforma Carlos Chagas e dos demais sistemas utilizados pelo CNPq.

Eles questionam qual o valor destinado para as áreas meio do CNPq (como manutenção dos edifícios, pessoal, qualificação, TI, equipamentos e materiais diversos etc.), a cada ano, nos últimos dez anos; por quais razões o CNPq demorou onze dias para solucionar o grave apagão de sistemas tão fundamentais como a Plataforma Lattes e Plataforma Carlos Chagas; entre outros questionamentos.

Há mais de dez dias, os principais sistemas federais da pesquisa brasileira, operados pelo CNPq, apresentaram problemas e saíram do ar. Ficaram indisponíveis a Plataforma Lattes, a Plataforma Carlos Chagas e os demais sistemas utilizados pelo CNPq, que é a principal agência de fomento à ciência e tecnologia do País, e que completa 70 anos de existência neste ano. O CNPq publicou no início da semana passada uma nota inicial sobre o ocorrido, admitindo o problema, que teria sido identificado no sábado (24). O órgão negou a possibilidade de perda de dados, sem fornecer detalhes sobre as causas do apagão.

“O governo Bolsonaro tem apresentado, desde o seu início, evidente descaso com a educação, com a pesquisa e com a ciência. Cortes nos orçamentos e diminuição de bolsas, ataque a professores e universidades, demonstram que as ações do governo ocorrem na contramão de iniciativas para avançar no desenvolvimento do país e para a superar a crise sanitária”, afirmam os parlamentares no documento.

Leia a íntegra do RIC:

RIC-1001-2021

Lorena Vale

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também