Pará tem feito a sua parte no combate ao coronavírus, apesar da omissão do governo federal, afirmam Beto Faro e Airton Faleiro

Os deputados Beto Faro (PT-PA) e Airton Faleiro (PT-PA) afirmaram nessa quinta-feira (23) que, apesar da ajuda insuficiente do governo federal e da campanha dos bolsonaristas contrários ao isolamento social, o estado do Pará não tem medido esforços para combater o coronavírus e aumentar a capacidade atendimento dos hospitais do estado. O último boletim da Secretaria de Saúde aponta que o Pará tem 1267 casos confirmados de Covid-19, com 53 mortes. A taxa de ocupação de UTIs no Estado já alcança 91%.

“O Pará vive uma situação difícil, onde o sistema público de saúde da capital já está no limite. Temos problema graves de UTIs e de funcionários para atender nessas unidades. O governo estadual está tomando medidas importantes de incentivo ao isolamento social, mas enfrenta dificuldades com os bolsonaristas, inclusive parlamentares, que estimulam manifestações e carreatas dizendo que a situação não é grave e que tudo deve voltar a funcionar normalmente. Essa é uma atitude criminosa em relação ao combate ao coronavírus”, condenou Beto Faro.

Ele disse ainda que o estado tem recebido pouca ajuda do governo Bolsonaro, mas que ainda assim tem tomado iniciativas importantes para aumentar a capacidade de atendimento à população.

“O governo Bolsonaro não tem ajudado muito. Poucos recursos têm chegado ao estado. Mesmo assim o governo estadual tem feito a sua parte. Construiu três hospitais de campanha, um em Santarém, um em Marabá e um em Belém. Transformou uma policlínica em centro de atendimento a famílias de pacientes do Covid-19, modificou o atendimento de vários hospitais regionais para atender pacientes com coronavírus e ainda e ainda criou um programa para atender a população de rua no estádio do Mangueirão, em uma ação coordenada pela Secretaria de Ação Social, comandada pelo PT aqui no Estado”, explicou.

A montagem dos hospitais de campanha contou com o apoio financeiro das emendas parlamentares da bancada do Pará, inclusive dos deputados Beto Faro e Airton Faleiro.

Ainda de acordo com Beto Faro, o grande problema encontrado pelo estado atualmente é a dificuldade em comprar respiradores para as UTIs. Ele informou que há escassez do equipamento no mercado.

Médicos Cubanos no combate ao Covid-19

Outra ação adotada pelo governo do Estado para atender os pacientes do coronavírus é a contratação temporária de 86 médicos cubanos que já participaram do Programa Mais Médicos. A ideia para a contratação dos médicos foi levada ao governador do estado – Helder Barbalho – por vários parlamentares, inclusive Airton Faleiro.

“A pedido dos médicos cubanos, que nos enviaram cartas, eu e outros colegas parlamentares enviamos ao governador do estado e ao secretário da Saúde um ofício pedindo essas providências para a contratação deles. A população pode comemorar a contratação de 86 médicos cubanos que vão ajudar no combate ao coronavírus e a salvar a vida do nosso povo do Pará”, afirmou.

O deputado Airton Faleiro também parabenizou o governador Helder Barbalho pela iniciativa. Segundo ele, “o governador teve a coragem de ser o primeiro a mostrar que é possível técnica e juridicamente contratar esses médicos que não foram embora do Brasil”.

Os médicos cubanos têm especialização em clínica médica, medicina intensiva e infectologia. Eles devem atuar no hospital de campanha localizado no Centro de Convenções da Amazônia e em unidades básicas de Saúde e UPAS de Belém.

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também