País precisa superar pessimismo e intolerância; agenda é a retomada do desenvolvimento, diz ministro

Guima Edinho Pimentel

O Brasil precisa quebrar o clima de “pessimismo” e “intolerância”, afirmou o ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, ao avaliar as manifestações ocorridas no último domingo (16). O ministro, que participou da reunião da presidente Dilma Rousseff com a coordenação política do governo, disse que estão sendo tomadas todas as medidas necessárias para que o Brasil volte a crescer. Ele acrescentou que as agendas de diálogo com o Congresso Nacional “criam condições favoráveis à governabilidade e de retomada de crescimento”.

Acompanhado dos líderes do governo no Senado, senador José Pimentel (PT-CE), e na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), o ministro da Comunicação Social afirmou à imprensa que as manifestações são fatos naturais de um regime democrático. “O mais importante é que o governo está trabalhando para superar as dificuldades que levaram os insatisfeitos às ruas. Medidas estão sendo tomadas para que isso seja superado em breve”, reforçou.

Intolerância – O ministro Edinho avaliou ainda que o Brasil passa por um momento de intolerância política, cultural e religiosa. “Temos de trabalhar para que a gente possa desfazer esse ambiente de intolerância, porque o Brasil sempre foi, historicamente, um País com diversidade religiosa, cultural, regional e política. Então, temos que combater esse ambiente que está sendo criado para que o Brasil volte àquilo que sempre foi sua tradição: convivência democrática com a diversidade de pensamento e de expressão, de opções”, afirmou.

O líder José Guimarães também defendeu mais tolerância e destacou a presença de lideres de partidos da oposição nos protestos desse domingo. Segundo ele, parte do movimento “assumiu uma conotação ideológica muito forte”, disse. “A manifestação foi convocada pelo PSDB, assumindo o tom ideológico e sem uma pauta para o País. Tanto que fica até difícil a presidenta dialogar, porque não tem uma pauta”, lamentou.

FGTS – No encontro da coordenação política do governo foi discutida também a pauta legislativa da semana. Na Câmara, um dos destaques do plenário é o projeto que modifica as regras de correção dos depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O líder José Guimarães informou que o governo está dialogando em busca de um texto que contemple a correção do FGTS, mas sem prejuízo para o Programa Minha Casa Minha Vida. Guimarães alertou que, dependendo da forma como for aprovada a correção do FGTS, poderá ocorrer também aumento da taxa de financiamento de imóveis nos programas habitacionais de baixa renda.

Agenda Brasil – No Senado, o líder José Pimentel informou que a prioridade desta semana será a chamada “Agenda Brasil”, um conjunto de propostas de senadores para reaquecer a economia do País. Os destaques da lista são os projetos que reduzem a desoneração da folha de pagamento para alguns setores da economia, e o que permite a repatriação de dinheiro de origem lícita depositado no exterior sem declaração à Receita Federal. O projeto da desoneração já foi aprovado pela Câmara e tramita com urgência constitucional no Senado.

PT na Câmara com agências

Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Ouça o Ministro Edinho Silva na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também