O risco de privatização da Eletrobras: quem vai pagar essa conta é você!, afirma Marcon

Foto: Gabriel Paiva/Arquivo

Foi aprovada na Câmara dos Deputado a Medida Provisória 1031/2021, que trata da privatização da Eletrobras, a maior estatal do setor de energia brasileiro e da América Latina. Essa proposta é mais um crime contra o povo brasileiro, contra a soberania nacional e contra a segurança energética do país.

Para entender o que está em risco com a privatização da Eletrobras, é só olharmos os números: a estatal tem responsabilidade de 1/3 de toda a geração de energia elétrica do país, com 90% das suas fontes tendo baixa emissão de gases, e teve um lucro, apenas no 1º trimestre de 2021, de R$ 1,6 bilhão. Por que, então, vender uma empresa que dá tanto lucro?

Além dos números, a Eletrobras também tem responsabilidade social. Foi a partir da estatal que foi viabilizado o Programa Luz Para Todos, que atendeu cerca de 17 milhões de brasileiros durante os governos Lula e Dilma, principalmente as comunidades quilombolas, indígenas, assentados da reforma agrária e agricultores familiares, nos diversos rincões deste país. É através dela também que há o equilíbrio de preços da conta de luz, ou seja, com a sua privatização, a conta ficará mais cara. Por falar em conta mais cara, a privatização da Eletrobras causará, de imediato, um aumento de 20% na conta. Quem paga essa conta é o consumidor, é o microempreendedor, é o povo brasileiro e o pior dessa história: os lucros não ficarão mais para o Brasil!

Privatizar a Eletrobras é entregar o nosso patrimônio, construído a duras lutas pelo povo brasileiro. É sobrepor os interesses privados aos interesses do nosso povo gaúcho – que também amarga com as tentativas de privatização da CEEE, da Corsan, do Banrisul e da Procergs – e brasileiro, correndo o risco de levar nosso país ao apagão e ao caos.

A nossa luta em Brasília é contra a entrega das nossas estatais, do patrimônio que é do povo, em defesa da soberania nacional e do nosso setor energético. Não podemos entregar a Eletrobras aos interesses daqueles que não têm compromisso com o povo trabalhador do nosso país.

Dionilso Marcon – Deputado Federal pelo PT-RS

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também