Novo aumento do preço da gasolina e do diesel é culpa de Bolsonaro, denuncia Reginaldo Lopes

Do site do PT

O governo militar sob a batuta de Jair Bolsonaro aprofundou a política de dolarização dos preços dos combustíveis adotada no governo golpista Michel Temer. A despeito da produção de petróleo em território nacional em reais, o povo brasileiro paga em dólar a gasolina, o diesel e o gás de cozinha. Como Jair Bolsonaro manteve não só inalterada como aprofundou a política de preços com base em dólar, na manhã desta sexta-feira (17) a Petrobras anunciou aumento de 5,1% para a gasolina e de 14,2% para o diesel, valendo a partir de sábado (18).

A gasolina já acumula alta de 31% neste ano e o diesel, de 68%. E tudo que Bolsonaro faz é pantomima para transferir a responsabilidade pela escalada dos preços dos combustíveis. Após o anúncio, ele foi às redes sociais para lembrar a greve dos caminhoneiros em 2018 e afirmar que o novo aumento “pode mergulhar o Brasil num caos”.

Segundo o líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG) , “mais um aumento na gasolina e no diesel e a culpa é do governo Bolsonaro e da sua política de preços para a Petrobras”.  E completou: Não podemos mais pagar em dólar pelo combustível que é produzido aqui! “.

“Bolsonaro faz jogo de cena, dizendo que não concorda com os altos preços. Tenta enganar o povo de olho nas eleições, mas, na prática, defende a roubalheira nos combustíveis pra transferir bilhões aos amigos acionistas da Petrobras”, escreveu o líder do PT no Twitter.

 

Mentira de Bolsonaro

O ex-capitão jurou ainda ser “contra qualquer reajuste nos combustíveis”, mas não explicou por que todos os seis integrantes do Conselho de Administração da Petrobrás indicados por ele – maioria em um colegiado de 11 pessoas – votaram pelo novo reajuste na reunião emergencial desta quinta 16. O “teatro cínico” de Bolsonaro, como afirmou o economista Uallace Moreira, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), não convence.

Bolsonaro já trocou três vezes o comando da Petrobrás. A escalada dos preços colocou na alça de mira José Mauro Ferreira Coelho, atual presidente da estatal. Sobre a política de Preço de Paridade de Importação (PPI), que na prática dolarizou as tarifas enquanto o país escancarava as portas para importadores de combustíveis, nenhuma palavra.

“Não só a subida de preços é um problema criado pelo governo, como deveria ser gerido pelo governo na condição de acionista majoritário da Petrobrás”, criticou na Rede Brasil Atual William Nozaki, coordenador técnico do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep).

Política de preços contra o povo brasileiro

“Bolsonaro está pressionado por interesses antagônicos: de um lado a urna, de outro lado a bolsa de valores. Ele vai ficando cada vez mais desesperado, e, ao que tudo indica, nessa queda de braços entre a bolsa e a urna, com essa última autorização de reajuste, é a bolsa que está ganhando”, avalia o analista.

Para a presidenta nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), Bolsonaro exala covardia. “E lá vai Bolsonaro saindo pela tangente atacando a Petrobrás como se ele não fosse o presidente e responsável pela política da empresa. Tática pra fugir da raia e vender a estatal. É um covarde mesmo”, acusou a deputada em seu perfil no Twitter

Contarato: “Bolsonaro te enganou”

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) lembrou a manobra bolsonarista no Congresso, onde o desgoverno Bolsonaro e seus aliados aprovaram projeto de lei para limitar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível.

“Bolsonaro te enganou: atacar o ICMS só vai privar o povo de educação, saúde e segurança! Não vai conter os preços dos combustíveis! A Petrobrás, controlada por Bolsonaro, presenteará o povo com um aumento de até 14,25% nas refinarias!”, alertou.

“Ué! Mas não votaram (nós não!) um PLP 18 inconstitucional retirando mais de 100bi da Educação, Saúde e Segurança Pública dos Estados e Municípios em ICMS pra BAIXAR os preços? Não demorou UMA semana para aparecer a verdade! Onde estão os que nos criticaram por não ter caído nessa?”, ironizou o também senador Jean Paul Prates (PT-RN).

“Estou aguardando para saber ONDE assino o pedido de Arthur Lira para abrir a CPI da Petrobrás! Quero ser o primeiro a assinar”, prosseguiu Jean Paul. “Queremos saber para onde foram os dividendos bilionários distribuídos em 100% resultantes destes preços altos e da venda de refinarias, dutos e da BR.”

Na quarta-feira (15), o ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT), ex-coordenador da área de ICMS no Fórum Nacional de Governadores, afirmou que a estratégia bolsonarista de usar o ICMS na política é “apenas para jogar o povo contra governadores”.

 

Redação PT na Câmara com PT nacional 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também