Nota da Bancada do PT de apoio aos servidores do Inep

A Bancada do Partido dos Trabalhadores vem a público ratificar seu apoio e respeito ao trabalho sério, probo e competente desenvolvido pelos servidores públicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), especialmente em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Graças a seus protestos, com a entrega digna dos cargos ocupados em razão de assédio, perseguição e ingerência indevida em exames, bem como as denúncias sobre as tentativas de intervenção política e censura, as ameaças de um Enem “com a cara do governo” não foram, até aqui, bem-sucedidas.

O grau de dificuldade da prova, o respeito ao banco de itens e a lisura do processo, até aqui, parecem preservados, graças à coragem e ao profissionalismo dos servidores, além da forte reação da sociedade e do Parlamento contra os ataques ao Inep. As investidas do governo federal à autonomia e independência técnica da autarquia maculam as missões institucionais do órgão e,assim, precisam ser apuradas e revertidas.

A Bancada do PT, em articulação com o Grupo de Trabalho constituído nas Casas Legislativas para apurar e esclarecer os ataques do governo ao Inep seguirá vigilante e apurando toda e qualquer tentativa de intervenção no Instituto.

É necessário estabelecer ações que garantam funcionamento adequado do Inep, em especial no que diz respeito à realização de exames de avaliações e censos. Reforçamos nosso apoio ao qualificadíssimo conjunto de servidores públicos do Inep.

A Bancada do PT seguirá defendendo medidas de investigação e mitigação da crise, processo que demanda, entre outras coisas, a demissão do atual presidente do Inep.

Viva o serviço público!

Brasília, 22 de novembro de 2021

Elvino Bohn Gass (PT-RS), líder da Bancada do PT na Câmara

Professora Rosa Neide (PT-MT), deputada federal e Coordenadora do Núcleo de Educação e Cultura da Bancada do PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também