No Chile, vitória de Gabriel Boric afirma democracia e esperança na América Latina

Novo presidente do Chile, Gabriel Boric - Foto: Divulgação

O candidato de esquerda Gabriel Boric, do partido CS (Convergência Social) venceu o 2º turno das eleições presidenciais do Chile, neste domingo (19). Com 98,77% das urnas apuradas, Boric tinha 55,9% dos votos, contra 44,2% de Kast. Boric derrotou o candidato da extrema-direita José Antonio Kast, do PR (Partido Republicano), que reconheceu a derrota nas redes sociais.

Aos 35 anos, Gabriel Boric é o mais jovem presidente da história do país a ocupar o Palácio de La Moneda. Ele obteve a segunda maior diferença de votos em segundo turno nas eleições presidenciais chilenas. Sua vitória confirma a disposição das forças populares de resgatar a democracia e o desenvolvimento na América Latina.

Unidade da América Latina

Na sexta-feira (17), o ex-presidente Lula reafirmou o apoio do PT a Gabriel Boric, durante o 5º Congresso Nacional da Juventude do Partido dos Trabalhadores. Lula pediu que a juventude petista e socialista presente no evento mandasse um recado aos jovens do Chile, em forma de jogral (leia a matéria e veja o vídeo).

“O Chile é um país muito importante, o Chile é um país muito representativo, muito significativo para a nossa América Latina e a nossa querida América do Sul. Votem no Gabriel Boric e ajudem o Chile a fazer parte do bloco de governos progressistas da América do Sul”, convocou Lula, acompanhado pela juventude do partido.

Venceu a democracia

A maioria dos parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram as suas redes sociais para comemorar a vitória da esquerda no Chile, destacando que a esperança venceu o medo e Gabriel Boric derrotou o candidato de extrema direita, que tinha o apoio do presidente Bolsonaro.

“Viva o Chile! Viva Boric! Venceu a democracia”, resumiu a deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidenta nacional do PT. “Sigamos o mesmo caminho”, acrescentou.

A vitória de Gabriel Boric é resultado das intensas manifestações estudantis em 2011, e que explodiram em 2019, convergindo para a realização de uma nova Constituição. Boric foi um dos líderes dos protestos estudantis de 2011 e, na condição de deputado, teve destacada atuação nos protestos ocorridos no período pré-pandemia.

 

Do PT Nacional

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também