No 1º ano da vacinação, adesão popular vence negacionismo de Bolsonaro

Site do PT

Apesar de todas as sabotagens ao isolamento social e à vacinação durante a pandemia, Jair Bolsonaro é o grande derrotado na batalha contra a Covid-19. Um ano após a aplicação da primeira dose da vacina CoronaVac na enfermeira Mônica Calazans, em 17 de janeiro de 2020, o Programa Nacional de Imunização (PNI) provou que vacinas salvam vidas. Mesmo com os atrasos do Ministério da Saúde, responsável por colocar o país em 54º lugar no ranking mundial de vacinação, a média móvel de mortes não subiu na mesma velocidade das contaminações, graças às aplicações dos imunizantes contra a doença. A atuação de parlamentares da CPI da Covid e o apoio da população foram fundamentais para o êxito parcial da campanha, fazendo frente a Bolsonaro.

“O Brasil mostrou o porquê é referência em vacinação, não só pela organização, mas pela nossa população, que é sempre a favor de vacina“, declarou a vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), Isabella Ballalai, ao Poder 360. “O 1º ano começou lento, mas quando realmente as doses chegaram o Brasil mostrou a sua experiência em campanhas de vacinação bem-sucedidas“, avaliou Natalia Pasternak, doutora em microbiologia pela USP (Universidade de São Paulo), também em depoimento ao 360.

O país tem hoje 78,3% da população com pelo menos uma dose aplicada e 68,6% com o primeiro ciclo finalizado. Infelizmente, a demora para engrenar o início do processo fez com que o povo brasileiro pagasse um preço alto demais, perdendo mais de 621 mil pessoas por causa da doença. Naquele 17 de janeiro, pelo menos 49 países já tinham começado a vacinar suas populações, muitos no mês anterior. Enquanto isso, o país enfrentava um violento colapso hospitalar em capitais como Manaus (AM), reflexo da segunda onda de contaminações e mortes por Covid-19 que varreu o país depois das festas de fim de ano.

“Demorou muito para que tivesse oferta de vacinas. E isso fez com que muitas pessoas morressem desnecessariamente”, lamentou doutora em saúde coletiva e epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ethel Maciel.

CPI, trincheira de combate ao negacionismo bolsonarista

O jogo começou a mudar a partir da instalação da CPI da Covid, em maio. Por causa da atuação dos senadores naquela que se transformou na principal trincheira de combate ao negacionismo bolsonarista, o governo foi obrigado a acelerar o início da campanha.

Até abril, o país não tinha nem 10% da população com alguma dose da vacina. De acordo com a plataforma Our World in Data, em março de 2021, Israel já tinha vacinado metade da população com uma dose de vacina. O Brasil chegou ao mesmo resultado apenas em novembro.

Ao mesmo tempo, os parlamentares provaram que o governo Bolsonaro ignorou dezenas de ofertas de vacinas mas trabalhou para montar um balcão de negócios a fim de favorecer um esquema de corrupção na compra de imunizantes que não existiam. Além disso, investiu na compra de remédios ineficazes contra a doença e perigosos para os brasileiros, como a cloroquina, que chegou a ser inalada por pacientes em estado grave, incentivados por médicos apoiadores de Bolsonaro.

“A CPI proporcionou antecipar o cronograma de vacinas, pressionou para que tivesse vacinas para todos os brasileiros, impedimos que tivesse esquemas de corrupção bilionários montados no Palácio do Planalto”, lembrou o senador Rogério Carvalho (PT-SE), membro da CPI.

“Essa CPI trouxe luzes sobre os fatos acontecidos em toda a pandemia e conseguiu provar uma tese central: a estratégia escolhida pelo governo Bolsonaro para a superação da pandemia foi a busca da imunidade coletiva pela transmissão da doença”, apontou o senador Humberto Costa (PT-PE). “E nós conseguimos provar isso. O que representa um crime com dolo eventual. Espero que a justiça seja feita e eles possam pagar por esses crimes”.

Ômicron, nova ameaça

Apesar do relativo sucesso da campanha de vacinação, a variante ômicron representa uma grave ameaça para o controle da pandemia e pode colocar os sistemas de saúde de joelhos novamente. No fim de semana, o Brasil registrou quase 50 mil novos casos em um único dia. A média de infecções disparou, subindo 792% em duas semanas, aponta o consórcio de veículos de imprensa. O total de contaminados passa de 22,9 milhões. A média móvel de casos segue pelo terceiro dia consecutivo acima de 60 mil, batendo 68 mil diagnósticos positivos.

Na semana passada, o Observatório Covid-19 Fiocruz alertou para uma alta na ocupação de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país. Boletim do 10 dia de janeiro informava que um terço das Unidades Federativas e dez capitais estão nas “zonas de alerta intermediário e crítico”.

O quadro relatado nos estados preocupa especialistas. Pernambuco (82%) está na zona de alerta crítico. Já Pará (71%), Tocantins (61%), Piauí (66%), Ceará (68%), Bahia (63%), Espírito Santo (71%), Goiás (67%) e o Distrito Federal (74%) encontram-se na zona de alerta intermediário. Para as capitais, Fortaleza (88%), Recife (80%), Belo Horizonte (84%) e Goiânia (94%) entraram em alerta crítico. Porto Velho (76%), Macapá (60%), Maceió (68%), Salvador (68%), Vitória (77%) e Brasília (74%) mantiveram-se na zona de alerta intermediário.

Já a última edição do Boletim InfoGripe, divulgada no sábado (15), confirma que houve um aumento de 135% casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre as últimas três semanas de novembro e as do período entre fim de dezembro e a primeira quinzena de janeiro. O salto foi de 5,6 mil casos para 13 mil. “A velocidade com que com que a SRAG se espalha entre a população cresceu, semanalmente, de 4% para 30%”, declarou o pesquisador Marcelo Gomes, responsável pelo InfoGripe, ao site de notícias da instituição.

Da Redação da Agência PT, com Poder 360 e Fiocruz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100