Nilto Tatto saúda campanha por saneamento básico e critica ação do governo de SP na área

NiltoTatto Gushta

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (2), o deputado Nilto Tatto (PT-SP) enalteceu a Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, que tem como tema “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”. A campanha é realizada anualmente pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).

No discurso, Tatto relatou sua experiência pessoal com o tema da campanha. “Nós últimos anos, trabalhei muito no Vale do Ribeira, divisa entre São Paulo e Paraná, região onde 30% dos domicílios das zonas urbanas não têm coleta de esgoto, e, na zona rural, esse índice chega a 90%. Isso acontece no estado mais rico da Nação, atendido pela Sabesp”, disse o parlamentar, que criticou a ineficiência dos governos tucanos em São Paulo e a incoerência do PSDB enquanto oposição ao governo federal.

“São Paulo está sendo governado pelo PSDB há 20 anos, o que demonstra, claramente, a responsabilidade da oposição em âmbito estadual, quando o PSDB governa um estado rico como São Paulo e quando se verifica a situação do saneamento básico. Em pleno ano de 2016, pessoas ainda reivindicam água potável para beber!”, alertou Tatto.

“Só houve investimento em âmbito federal para saneamento básico nos últimos 15 anos. Até então, não havia investimentos”, informou o petista.

Nilto Tatto criticou ainda a tendência de privatização das companhias que cuidam das redes de água esgoto, fato que prejudicaria a população. “Água potável e saneamento são direitos básicos: a saúde das pessoas está acima do lucro das empresas. Não podemos deixar na mão de acionistas a decisão de fornecer, ou não, a água para as pessoas”, ressaltou.

“O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais são medidas necessárias para que todas as pessoas possam viver com dignidade”, acrescentou o parlamentar, que citou a falta de investimento por parte do governo paulista, o que levou à sobrecarga do sistema Cantareira.

Segundo dados da UNICEF e da OMS, citados pelo deputado, 2,4 bilhões de pessoas no mundo ainda ficaram sem acesso ao saneamento melhorado no ano de 2015 e o índice de Desenvolvimento do Saneamento no Brasil é inferior ao dos países desenvolvidos. Isso reforça a relevância da campanha, de acordo com o parlamentar.

“Essa iniciativa é de extrema importância para despertar a solidariedade da sociedade brasileira em relação a um problema concreto que é o saneamento básico. É importante que toda a sociedade esteja empenhada neste esforço. Planos Básicos de Saneamento precisam ser elaborados e executados em todos os estados e municípios do País, mas isso só vai acontecer se os governantes cumprirem seus deveres e se a sociedade participar e cobrar”, observou o deputado.

O parlamentar também destacou o reconhecimento mundial obtido pelo Brasil por ter alcançado, antes do prazo, os Objetivos do Milênio relacionados ao combate à fome e à pobreza e à redução da mortalidade infantil. “Agora precisamos unir esforços para vencer o desafio do saneamento no país. O acesso à água potável e ao saneamento básico é condição para a qualidade de vida, para a saúde das famílias e para a saúde coletiva”, encerrou Tatto.

Rogério Tomaz Jr.
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Mais fotos no 
www.flickr.com/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também