Nilto Tatto assume Comissão de Meio Ambiente e quer ampliar debates abordando resíduos sólidos

NiltonTato

Militante histórico da área ambiental, o deputado Nilton Tatto (PT-SP) assumiu nesta quinta-feira (23) a presidência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável com o compromisso de ampliar os debates no colegiado e buscar soluções e propostas que garantam o desenvolvimento sustentável do País. “Nesta comissão eu me sinto em casa, e, na minha avaliação ela é uma das mais importantes da Câmara porque trabalha para assegurar, não só a qualidade de vida desta geração, mas, principalmente, das futuras gerações”, afirmou. 

Os desafios, segundo Nilto Tatto, são enormes, especialmente quando se tem um governo como o de Michel Temer, que adota uma série de medidas que retiram direitos, que retrocedem em avanços coletivos. “Estamos vivendo uma crise econômica sem precedentes, mas não podemos esquecer dos compromissos assumidos com a vida do País e com os tratados internacionais”, lembrou o deputado. Ele citou o compromisso assumido na Conferência do Clima, em Paris, quando o Brasil se comprometeu a reduzir em 47% a emissão de gases.

O novo presidente da Comissão de Meio Ambiente alertou que esse compromisso pode não ser cumprido se não houver correção de rumo nas políticas adotadas pelo governo Temer. “O que temos visto, infelizmente, é o afrouxamento da fiscalização, é o aumento do desmatamento e o não cumprimento de acordos para recuperação de áreas devastadas”, criticou.

Nilto Tatto antecipou também que pretende incluir na agenda da comissão outros debates para além do tema do agronegócio e das florestas que sempre predominaram o colegiado. “O agronegócio é importante, principalmente do ponto de vista econômico, mas quero trazer à pauta o debate da questão urbana também pois o transporte, a matriz energética, o saneamento, os resíduos sólidos e a alimentação saudável têm uma interface e dialogam com o meio ambiente, com a qualidade de vida”, argumentou.

O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), que também integra o colegiado, destacou a sensibilidade e a competência do deputado Nilto Tatto para comandar a comissão. “Vamos trabalhar firmes na defesa do nosso País, em defesa das boas práticas ambientais”. Monteiro pediu uma atenção especial para a questão da água, lembrando da seca do Nordeste e dos problemas de abastecimento no Sudeste. “Vamos sediar em 2018 o Fórum Mundial das Águas e é importante termos soluções e experiências para compartilhar”, enfatizou.

Vânia Rodrigues
Foto: GustavoBezerra/PTnaCâmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também