“Não é milagre e tem explicação. O Estado brasileiro retomou seu papel de indutor da economia”, diz Gleisi

Segundo Gleisi, os avanços poderiam ser ainda maiores, "não fosse a estratosférica taxa básica de juros, que não se justifica e drena do orçamento público quase 700 bilhões por ano" Foto: Alessandro Dantas

Presidenta do PT presta “humilde e rápida contribuição” a colunista da Folha que diz não haver explicação para o robusto crescimento do PIB brasileiro no 2º trimestre, de 1,4% frente ao 1º, com alta de 3,3% em um ano.

A presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), dedicou parte de seu tempo a dar uma “humilde e rápida contribuição” ao colunista Vinicius Torres Freire, do jornal Folha de S. Paulo.

Em uma coluna intitulada “Economia tem melhor triênio desde 2013 e mal sabemos o motivo da melhora”, o jornalista diz não haver explicações para o robusto crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no segundo trimestre, de 1,4% frente ao primeiro trimestre, com uma alta acumulada de 3,3% em um ano, conforme o IBGE.

Na referida coluna, a exemplo de outros porta-vozes dos interesses especulativos e nada republicanos do sistema financeiro, o jornalista insiste em ignorar o importante papel do investimento público como indutor do desenvolvimento, em nome do compromisso de defender a destrutiva e fracassada teoria neoliberal do Estado mínimo.

“Vinicius Torres Freire, colunista da Folha, diz que o PIB tem melhor triênio desde 2013 e não sabe a razão. Com todo respeito que lhe tenho, ofereço uma humilde e rápida contribuição”, disse Gleisi pela rede social Bluesky, antes de detalhar o conjunto de fatores que têm contribuído para os inúmeros avanços econômicos e sociais conquistados a partir da posse do presidente Lula.

A contribuição da parlamentar ao jornalista deixa claro o grande desserviço prestado pela coluna, que priva os leitores da compreensão sobre o processo de reconstrução do país, do qual eles próprios fazem parte, após a tragédia econômica e social patrocinada por Bolsonaro e Paulo Guedes.

 

Veja, a seguir, a íntegra da postagem da presidenta do PT:

Vinicius Torres Freire, colunista da Folha, diz que o PIB tem melhor triênio desde 2013 e não sabe a razão. Com todo respeito que lhe tenho, ofereço uma humilde e rápida contribuição.

1) Não é milagre e tem explicação. O Estado brasileiro retomou seu papel de indutor da economia, especialmente com a política fiscal.

2) Foram restabelecidos os pisos constitucionais da saúde e educação, injetando recursos consideráveis na assistência ao povo brasileiro; o salário mínimo passou a ter reajuste real, tendo efeito importante na renda do povo e, especialmente dos aposentados.

3) A tabela do imposto de renda foi reajustada, isentando quem ganha até dois salários mínimos. O Bolsa Família teve aumento com recursos para crianças e adolescentes. A dívida das famílias foi renegociada através do Desenrola.

4) O crédito aumentou, com juros subsidiados, principalmente para o agronegocio e agricultura familiar. O BNDES também voltou a cumprir seu papel, ajudando setores importantes da economia.

5) O incentivo a indústria foi retomado, assim como os investimentos com efeito mais rápido na atividade econômica, como Minha Casa Minha Vida, que aqueceu a construção civil, geradora de milhares de empregos.

6) Isso fora outros programas que desoneram a renda da população brasileira, que ganha em média, majoritariamente, até dois salários mínimos. Cito aqui o Farmácia Popular, o Mais Médicos, o FIES… Tudo é renda, dinheiro circulando na economia com efeito multiplicador.

7) Em um país populoso como o nosso é impossível não ter efeito no crescimento do PIB. É economia popular que está gerando riqueza. Os pequenos negócios, o comércio, os serviços. A inflação caiu de 12% em abril de 2022 para 4,62 em dezembro de 2023 e continua caindo.

8) No acúmulo, até julho de 2024, a inflação foi de 2,87%, a menor desde 1998. Essa política poderia ser mais ousada, não fosse a estratosférica taxa básica de juros, que não se justifica e drena do orçamento público quase 700 bilhões por ano.  Não é gastança, é estratégia de desenvolvimento.

9) O PIB de 2024 vai crescer mais que de 2023. Se acertarmos a política monetária e a Faria Lima parar de atacar a política fiscal, 2025 será ainda melhor. Esse é o compromisso do governo Lula, que foi eleito para governar para o povo.

PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo