MST-RS realiza 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico em Viamão

MST é o maior produtor de arroz orgânico do Brasil e da América Latina. Foto: Alex Garcia/MST

Na sexta-feira (17), o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra do Rio Grande do Sul (MST-RS) e o Grupo Gestor do Arroz Orgânico vão realizar a 20ª edição da Festa da Colheita do Arroz Agroecológico. A festa, que os organizadores garantem que será maior já promovida, ocorrera no assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, na região metropolitana da capital Porto Alegre.

Há mais de 10 anos, o MST-RS lidera a lista de maiores produtores de arroz orgânico no Brasil e na América Latina, de acordo com dados do Instituto Riograndense de Arroz (Irga). As famílias assentadas da Reforma Agrária Popular trabalham para a produção do alimento de maneira saudável, sem uso de agrotóxicos, livre de transgênico, com preservação do meio ambiente e em ambiente cooperado, com distribuição de renda e garantia de preço justo para os consumidores.

A produção do arroz agroecológico pelo MST teve início no final dos anos 90 através da participação de agricultores familiares que já atuavam no setor da agroecologia. O uso excessivo de agrotóxicos nas plantações de arroz convencional que provocavam problemas de saúde motivou o início dessa produção baseada na agroecologia em pequenas áreas da região.

Porém, de acordo com o MST, desde 2017 foi registrada uma queda considerável na produção, que teria sido provocada pela interrupção das políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Além disso, outros desafios como o aumento dos preços do óleo diesel e dos insumos utilizados no cultivo do arroz, têm tornado a produção orgânica mais cara e trabalhosa, conforme relatos dos agricultores envolvidos na produção, que esperam também por iniciativas que permitam o aumento da produtividade do arroz orgânico.

Apesar disso, a expectativa do MST é de colher mais de 16 mil toneladas de arroz orgânico, totalizando mais de 320 mil sacas de 50 quilos. A produção acontece em 22 assentamentos, localizados em 11 municípios gaúchos, e envolve 352 famílias e nove cooperativas.

A 20ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico deverá contar com a presença de ministros de estado e secretários do governo brasileiro, parlamentares e delegações estrangeiras, vindas de países como Argentina, Uruguai, Venezuela e Cuba. Além disso, integrantes de movimentos populares, universidades e organizações de diferentes partes do país confirmaram presença no evento.

Segundo os organizadores, durante a festa haverá também a apresentação da Unidade de Produção de Bioinsumos Ana Primavesi, iniciativa desenvolvida para garantir a fertilidade do solo e reduzir os custos para as famílias que produzem o arroz.

A iniciativa foi proposta no Curso Nacional de Bioinsumos, realizado em junho de 2022, no Instituto Josué de Castro, no Assentamento Filhos de Sepé, também em Viamão. Na ocasião, se reuniram agricultoras e agricultores de oito estados, que trabalham nas cadeias do arroz, feijão, milho, soja, frutíferas e agroflorestas.

Por PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também