Movimentos Sociais protocolam na Câmara pedido de impeachment do ministro Paulo Guedes

Entidades na luta pelo impeachment do ministro Paulo Guedes. Fotos: Gustavo Bezerra

As Coalizações Direitos Valem Mais, e Negra por Direitos, juntamente com o Plataforma Dhesca – que representam cerca de 350 entidades -, protocolaram nesta quinta-feira (9), na Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment do ministro da Economia, Paulo Guedes. Durante Ato Político realizado na Casa antes da formalização do pedido – com a presença de diversos representantes de entidades da sociedade civil, movimentos sociais, ativistas e parlamentares –  o ministro foi acusado de implementar, junto com Jair Bolsonaro, uma política econômica de abandono do povo brasileiro em meio à pandemia da Covid-19 no País.

“Esse pedido de impeachment é pela indignação com o que ocorre no País, com a explosão da fome e da miséria que atinge as famílias brasileiras, especialmente as negras, periféricas e quilombolas. Esse ministro (Paulo Guedes) cortou o auxílio emergencial em plena pandemia e não adotou medidas para conter o aumento da fome e da miséria no País, mas adotou medidas para contemplar o mercado financeiro e os rentistas”, afirmou a representante da Plataforma Dhesca Denise Carreira.

Na mesma linha, a representante da Coalização Negra por Direitos Joseanes dos Santos ressaltou que os cortes no Orçamento para saúde, educação e programas sociais, atingem principalmente a população negra, marginalizada há séculos no Brasil.

“Estamos vendo o esfacelamento do orçamento social que foi construído com muita luta neste País, e que afeta principalmente a população negra. Por isso a Coalizão Negra por Direitos assinou esse pedido de impeachment. Orçamento sem levar em conta a questão racial e não levar em conta os interesses de mais da metade da população brasileira”, apontou.

Ao também manifestar apoio ao pedido de impeachment do ministro Paulo Guedes, o representante da Coalização Direitos Valem Mais Getúlio Vargas Júnior defendeu mudanças na administração do Brasil. “Ou mudamos a política econômica, ou viveremos a barbárie social no País”, observou. Já o representante do MST Alexandre Conceição também elencou como motivos para o pedido de impeachment de Paulo Guedes “a destruição da soberania nacional” e o “envio de recursos do ministro para paraísos fiscais”.

Bancada do PT

Representando a Bancada do PT, o líder do partido na Câmara, deputado Elvino Bohn Gass (RS), hipotecou o apoio dos parlamentares petistas à proposta. O líder lembrou ainda que, em meio às graves consequências sociais agravadas pela pandemia – por conta do negacionismo e da incompetência do governo Bolsonaro – o ministro da Economia ainda formatou um programa para substituir o Bolsa Família que deixará milhões de brasileiros desassistidos.

“O governo Bolsonaro abandonou o povo brasileiro. São mais de 616 mil mortes na pandemia pelo descaso do governo que, aliado ao negacionismo e à falta de dinheiro para combater a Covid, faz o povo passar fome. Tínhamos 39 milhões de pessoas recebendo o auxílio emergencial, então o governo acabou com o Bolsa Família e criou outro programa para atingir 14,6 milhões de pessoas, deixando 25 milhões de fora. E para aprovar o novo programa (o governo) prometeu atender 17 milhões. Hoje a imprensa noticia que o governo não vai conseguir nem chegar a esse número. Isso é abandonar o povo”, acusou o petista.

Líder Bohn Gass e parlamentares petistas participam do ato pelo impeachment do ministro Paulo Guedes.

Também participaram do Ato Político os deputados petistas José Ricardo (AM), Erika Kokay (DF), José Guimarães (CE) e Vicentinho (SP).

Pelos movimentos sociais estiveram presentes representantes do Conselho Nacional de Direitos Humanos, da UNE, da Articulação das Mulheres Negras, da Associação Brasileira dos Economistas pela Democracia, da Campanha Nacional pelo Direito a Educação, da Rede Brasileira de Justiça Ambiental e do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar.

Leia a íntegra da petição:

Petição Crime de Responsabilidade – Paulo Guedes-convertido

Héber Carvalho

 

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também