Movimentos realizam mais uma “Jornada de Lutas” nesta sexta

Nesta sexta-feira (16), movimentos populares urbanos ocuparão as ruas de todo o País durante a Jornada de Lutas, para pedir mais agilidade na vacinação contra a Covid-19 e chamar atenção contra os retrocessos políticos, econômicos e sociais que o atual governo federal vem causando na vida da população brasileira. No mesmo momento em que o povo estará nas ruas, um documento será enviado ao governo federal, elencando as pautas e reivindicações dos movimentos.

O ato tem como lema “Vacina no Braço, Comida no Prato, Moradia Popular e Fora Bolsonaro” e acontecerá em, pelo menos, 10 estados brasileiros. Entre os movimentos populares que articulam a ação estão a CMP (Central dos Movimentos Populares), a CONAM (Confederação Nacional das Associações de Moradores), o MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia), MTD (Movimento de Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos), e UNMP (União Nacional por Moradia Popular).

O Brasil já contabiliza mais de meio milhão de mortes, quase 15 milhões de desempregados e 14 milhões com fome. O Estado que não tem chegado na periferia para apresentar soluções ou alternativas, somente tem se apresentado para agredir ou exterminar. As vítimas desta violência, em sua maioria, têm classe e cor; pessoas pobres e pretas. Abaixo, confira as pautas levantadas pelos movimentos que estarão presentes no ato:

Vacina no braço

Os movimentos têm pautado, ainda, a imunização de toda a população com maior celeridade. Enquanto isso não ocorre, o Brasil não conseguirá retomar suas atividades. Além disso, não há orçamento garantido para enfrentar a pandemia, deixando em risco a viabilidade do Sistema Único de Saúde.

Comida no prato

As periferias passam fome e é preciso garantir comida para todos. Apesar das ações de solidariedade dos movimentos sociais, que não pararam de arrecadar doações durante a pandemia, é fundamental ações mais efetivas de distribuição de renda. Por isso, o ato que acontece nesta sexta-feira também defende o auxílio emergencial de no mínimo R$ 600.

Moradia popular

Os movimentos também sairão em defesa da conclusão de projetos habitacionais em andamento. Isto porque, as propostas orçamentárias (de Diretrizes e Leis Orçamentárias) têm cada vez menos recursos previstos para políticas de habitação, saneamento e mobilidade, refletindo a EC 95/2016, que impede o aumento de investimentos em políticas sociais e de infraestrutura.

Além disso, se de um lado ocorrem cortes orçamentários na produção de moradia para quem precisa, por outro, ações de remoções e despejos aumentam por todo o Brasil, durante a pandemia. Já são mais de 14 mil famílias despejadas. Por isto, os movimentos sociais estarão mobilizados, ainda, pela sanção do PL 827/2020 que suspende os despejos, bem como em defesa da ADPF 828 no STF, para suspender as remoções e despejos durante a pandemia no Brasil.

Sendo assim, é fundamental superar a atual conjuntura e retomar programas e projetos habitacionais para famílias de baixa renda, com subsídios e fomento à moradia de interesse social. Mais de 90% do déficit habitacional compreende famílias de baixa renda e que não tem como buscar moradia no mercado. A cidade e a moradia são construções sociais e não podem ser tratadas como mercadoria. Passados 20 anos da aprovação do Estatuto da Cidade, ainda percebemos retrocessos e todos os tipos de exclusão e violência, em especial nas periferias, das nossas cidades.

Fora Bolsonaro – #24J

Jornada de Lutas também irá reforçar a convocação de toda a população brasileira para o #24J, para que todos caminhem juntos neste importante dia de mobilização nacional pedindo a saída de Jair Bolsonaro da presidência da república.

Locais das manifestações (horário local):

Ananindeua, PA – 7h Em frente à Prefeitura, BR-316 km 8

Belo Horizonte, MG – 10h Pátio Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Goiânia, GO – 9h Praça dos Bandeirantes

João Pessoa, PB – Em frente à Prefeitura

Baeyux, PB – 12h Em frente à Prefeitura

Natal, RN – 9h Praça Gentil Ferreira bairro Alecrim

Porto Alegre, RS – 9h Assentamento 20 de Novembro – Barros Cassal Nº 200, Esquina Av. Farrapos

Rio de Janeiro, RJ – 10h Edifício Sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, Rua Afonso Cavalcanti, 455, Bairro Cidade Nova.

Salvador, BA – 9h, Praça da Piedade

São Paulo, SP – 9h Em frente à Catedral da Sé

Informações:

Telefones para contato:

Comunicação

Victor Amatucci

(11) 97471-9946

Coordenação

Raimundo Bonfim/CMP – 11 9 7223-8171

Getúlio Vargas Junior / CONAM – 51 9810-6644

Kleber / MLB – 81 98509-8182

Cristiano Schumaker / MNLM – 51 98033-5085

Tobias – MTD – 61 99918-2657

José de Abraão / UNMP – 11 94747-8515

 

Assessoria da Central de Movimentos Populares (CMP)

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também