Ministra defende integração de políticas para idosos

rosario140612A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, destacou nesta quinta-feira (14), na Câmara, a importância de se “olhar” para o idoso no presente.  Durante seminário em comemoração aos 10 anos do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, a ministra defendeu a integração de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida dos idosos, que representam cerca de 10 por cento da população.

 “A integração de políticas entre a saúde, educação e assistência social é fundamental. A renda da população idosa aumentou, mas, por outro lado, as indicações sobre a violência são preocupantes, e nós queremos enfrentar essa realidade”, afirmou Maria do Rosário.

A ministra disse ainda que trabalhará para que o ano de 2013 seja destinado aos direitos humanos da população idosa. “O nosso compromisso é trabalhar pelo envelhecimento ativo e saudável; o direito a convivência; educação, saúde de qualidade e as políticas de renda, principalmente no âmbito da previdência social”. Maria do Rosário prometeu ainda “se empenhar” pela criação da Secretaria Nacional do Idoso, reivindicada durante a III Conferência Nacional do Idoso, no ano passado.

Disque 100 – Para a ministra, o Disque 100 – módulo idoso, criado há um ano na secretaria, é uma “ferramenta” importante, na melhoria de políticas públicas, para atender as condições básicas de garantias dos direitos humanos.  
O Disque 100 é um serviço de denúncias que funciona 24 horas por dia, inclusive nos domingos e feriados.  A ligação é gratuita e pode ser feita de celular ou telefone fixo. 

 “De dezembro de 2010 a 2011, nós recebemos mais de 8 mil denúncias, nas quais foram relatadas quase 44 mil violações aos direitos do idosos.  São casos de violências física, psicológica e sexual; maus tratos como tortura e trabalho escravo; abandono e abuso econômico no âmbito familiar ou redes organizadas quanto o assunto é concessão de empréstimos”, ressaltou Maria do Rosário.

Durante o evento – que comemorou ainda o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso (15 de julho) – Maria do Rosário pediu o apoio dos parlamentares para garantir o aporte dos R$ 5 milhões aprovados no Orçamento Geral da União em 2011 para o Fundo Nacional do Idoso.  A intenção, segundo ela, é fortalecer os Conselhos Municipais dos Idosos.  Maria do Rosário solicitou ainda, a votação do projeto de lei (PL 2442/11) que cria o sistema nacional de prevenção e combate à tortura,  enviado ao Congresso Nacional, em 2011.  
Ivana Figueiredo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo