Milhares de brasileiros voltam às ruas pelo impeachment de Bolsonaro e em defesa da democracia e da saúde

Foto: Paulo Pinto / Fotos Publicas

Milhares de brasileiros saíram às ruas em cada canto do Brasil e no exterior neste sábado (2) para se manifestar contra o governo de extrema-direita Jair Bolsonaro. As manifestações são por um Brasil mais justo, com emprego, saúde, educação de qualidade, vacinas e comida no prato e em defesa do impeachment imediato de Bolsonaro.

Os protestos também são contra as quase 600 mil mortes por Coid-19, muitas das quais poderiam ter sido evitadas se o governo Bolsonaro não tivesse sido irresponsável e negligente na vacinação da população brasileira. Os manifestantes protestam também contra a volta da fome, a alta taxa de desemprego, atualmente na casa dos 14%, a inflação que já alcançou a marca de 10% e o recorde de desmatamento das florestas do País.

Os protestos foram organizados em todos os estados e também em outros países pelas centrais sindicais e mais de 80 entidades representadas pelas Frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo, Frente Nacional Fora Bolsonaro e partidos políticos democráticos.  Parlamentares do PT na Câmara também participaram dos atos e se manifestaram pelas redes sociais.

Impeachment já!

“Há quem diga que deixar Bolsonaro até o fim do mandato seria a melhor estratégia eleitoral para o PT. Só que o PT não pensa assim. Estamos na rua pedindo o impeachment já, porque entendemos que há um massacre do povo acontecendo agora. E isso é mais importante do que qualquer disputa”, afirmou o líder da bancada do PT na Câmara, deputado Bohn Gass (RS).

Ao divulgar imagens dos protestos em várias cidades do País, a presidenta do PT Nacional, deputada Gleisi Hoffmann (PR) escreveu em suas redes sociais que “Bolsonaro é um presidente acidental e vai passar”. E completou: “seguimos mais firmes do que nunca contra esse governo que tem como norte o genocídio e o retrocesso”.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) destacou que o povo pede pelo fim do governo Bolsonaro. “Mais uma vez o povo grita: ‘Fora, Bolsonaro genocida’. É por mais emprego, comida no prato, vacina no braço e a retomada de um país melhor para o povo”.

“O grande responsável pelos salários cada vez mais baixos e pelo Brasil ter hoje 19 milhões de pessoas passando fome e recorde de desemprego, com quase 16 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho, é Bolsonaro”, apontou o deputado Zeca Dirceu (PT-PR).

Brasília/ Foto: Benildes Rodrigues

Luta nas ruas e nas redes

“O povo nas ruas por educação, por saúde, por vacina, por justiça social. O povo quer um país com economia que inclua todos em seu planejamento”, escreveu o deputado Enio Verri (PT-PR) em seu perfil no Twitter.

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) destacou que a “luta pelo Brasil acontece nas ruas e redes”.

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) disse que nas ruas o povo pedia a volta do ex-presidente Lula. “Nas ruas ouvimos muito o povo pedindo por Lula. Com o ex-presidente é comida no prato e vacina no braço”.

Já o deputado José Guimarães (PT-CE) deixou claro que sempre estará lutando ao lado do povo. “Estarei sempre ao lado do povo, na luta contra essa política genocida de Bolsonaro”.

Leia mais declaração dos parlamentares:

Luizianne Lins (PT-CE) – “O ato pelo impeachment de Bolsonaro em Fortaleza renovou a esperança de um Brasil sem fome e com alegria”.

Padre João (PT-MG) – “O Povo sem Medo está nas ruas de todo o Brasil pelo fim desse Governo genocida, autoritário e cruel. Não aguentamos mais! É Fora Bolsonaro já”.

Afonso Florence (PT-BA) – “Para o Brasil ser feliz de novo, com emprego, renda, comida no prato, saúde, educação só com o Fora Bolsonaro!”.

Maria do Rosário (PT-RS) – “Em Porto Alegre estamos nas ruas para pedir o impeachment de Bolsonaro, comida para quem tem fome, e vida. Chega de mortes, chega de carestia”.

Reginaldo Lopes (PT-MG) – “Por todo o Brasil, vemos atos pacíficos na defesa da democracia e contra a irresponsabilidade do presidente genocida”.

Rubens Otoni (PT-GO) – “O gás está caro? culpa do Bolsonaro! Estamos nas ruas e nas redes contra o desemprego, a fome e a carestia. Em defesa da vida e da democracia”.

Alencar Santana (PT-SP) – “O dia de hoje certamente ficará para a História pela mobilização popular nacional para tirar do poder esse genocida que atua contra o Brasil e contra o povo brasileiro. Fora, Bolsonaro! Ninguém mais aguenta esse governo destrutivo e sua política nefasta”.

Lorena Vale

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também